segunda-feira, 25 de junho de 2007

24 de Junho

A Juventude Social Democrata de Guimarães decidiu celebrar o 24 de Junho de uma forma diferente. O nosso 24 de Junho é, de facto, a afirmação de Guimarães e do Vimaranensismo como virtude de quem se orgulha do passado e de quem olha com confiança para o futuro.

Tal como versa o Hino da Cidade, o progresso de Guimarães é o objectivo maior da JSD, a nossa maior aspiração.

Por isso, resolvemos celebrar Guimarães. No dia de Guimarães, que é também o dia Um de Portugal.


A nossa celebração da Fundação de Portugal, assenta na vontade de dar a conhecer aos Vimaranenses, em geral, e aos mais jovens, em particular, Guimarães na sua plenitude histórica e cultural.

Por isso nos lançamos nesta empresa.

A realização deste CD comemorativo do 24 de Junho parte de duas premissas fundamentais:

- em primeiro lugar, porque temos a sensação de que o 24 de Junho tem perdido a importância que lhe é devida;

- em segundo, porque os Vimaranenses estão à margem do 24 de Junho.

Fomos ter com os Vimaranenses. Oferecemos cerca de 600 cd’s durante o dia de ontem em todas as vilas: Lordelo, Caldelas, Ponte, Serzedelo, Moreira de cónegos, S. Torcato, Brito, Ronfe e Pevidém; e também na cidade de Guimarães. Fizemos a nossa parte para promover o 24 de Junho, a história e a cultura vimaranense.

Neste trabalho da JSD, que apresentamos em seguida, estão presentes figuras marcantes para Guimarães: D. Mumadona Dias e D. Afonso Henriques, mas também Raul Brandão, Martins Sarmento e Santos Simões.

Apresentamos também a história de Guimarães, as Festas Nicolinas e as Gualterianas.

Explicamos o porque de alguns monumentos e a história que lhes está associada.

Incluímos ainda o hino de Guimarães para dowload, bem como um roteiro turístico para o norte do concelho, um mapa do concelho, e o essencial das nossas vilas e freguesias.

A receptividade das pessoas com quem contactamos nesta iniciativa foi precisamente o que estávamos a espera. Encontramos pessoas que pedem mais informação sobre a sua terra, principalmente para os mais jovens. E percebemos também que há, infelizmente, muita gente que não sabe o significado do 24 de Junho…

A nossa preocupação foi ajudar a celebrar Guimarães, dando um empurrão na formação dos nossos jovens. Para que se desenvolvam a conhecer a sua terra e orgulhosos de serem de Guimarães.

Esta preocupação deve ser partilhada por quem tem responsabilidades na condução dos destinos de Guimarães.

Não podemos resignar-nos a um 24 de Junho que aposte nas inaugurações como atracção principal. Não podemos deixar de exprimir o nosso descontentamento por verificar que o 24 de Junho é encarado, pelo Executivo Municipal, como um dia de propaganda oficial, quando deveria esforçar-se em afirmar Guimarães e as suas gentes. Preocupa-nos que o novo mercado municipal tenha merecido tanto destaque como a própria efeméride…

As próprias comemorações oficiais deixam muito a desejar, no nosso ponto de vista. Desde logo por não vermos a Assembleia Municipal realizar uma sessão solene dedicada ao dia de Guimarães e dia Um de Portugal. Deixamos a questão: se a Assembleia Municipal celebra o 25 de Abril, que é de todos os portugueses, porque não celebrar condignamente também o 24 de Junho, que é de todos os Vimaranenses representados nesse fórum?

Todos os anos se sublinha a importância do 24 de Junho para Portugal. Deixamos outra questão: o que se fez para que esta data seja feriado nacional, marcando dessa forma o nascimento de Portugal? Que tipo de manifestações, institucionais ou simbólicas, defenderam esse objectivo?

Mais questões preocupam a JSD Guimarães: porque não há uma recriação histórica da batalha de S. Mamede, que marque simbolicamente o Dia Um de Portugal? Porque será que as comemorações destinadas aos jovens, assentam num concerto gratuito de uma banda consagrada?

Neste 24 de Junho houve dois tipos de comemoração: a da Câmara Municipal de Guimarães e a da JSD de Guimarães.

Com este CD afirmamos a nossa diferença, em relação ao Dia de Guimarães. A nossa vontade é de ter um 24 de Junho diferente, mais próximo dos Vimaranenses e principalmente, que toque os jovens de Guimarães.

Por isso propomos que o 24 de Junho tenha muito mais simbolismo do que o que conhecemos hoje.

Sugerimos que a Assembleia Municipal de Juventude, sendo criada, reúna ordinariamente nesta data.

Sugerimos que o Prémio de Mérito Escolar seja atribuído, também, a 24 de Junho, numa sessão solene. Um prémio autárquico transversal, desde a instrução primária ao ensino secundário, que premeie os jovens vimaranenses que se destacam nas lides académicas, como forma de valorizar e incentivar o sucesso escolar.

Sugerimos a realização de actividades desportivas e de lazer, que juntem os jovens do Concelho na celebração do dia de Guimarães. Desde torneios desportivos inter-escolas, a mostras de trabalhos escolares sobre a Batalha de S. Mamede… De tudo um pouco se pode fazer no sentido de transformar o 24 de Junho numa comemoração de todos os Vimaranenses.

Basta para tal, que haja vontade…

A JSD disponibiliza-se, mais uma vez, para ajudar no que lhe for possível, a relançar o 24 de Junho como dia de Guimarães e dia Um de Portugal.

A prova disso mesmo é este CD, produzido e realizado por muitos militantes da JSD Guimarães. Este nosso contributo tem como missão um melhor conhecimento de Guimarães, naquela que é também a data de comemoração do orgulho vimaranense em ser berço da Nacionalidade portuguesa.



A Comissão Política



NOTA: A JSD Guimarães disponibiliza-se para oferecer o CD que foi apresentado a todos os vimaranenses que nos contactem para jsdguimaraes@gmail.com.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Fazer política recordando...

... o passsado. A JSD Guimarães é uma organização virada para o futuro. Disso ninguém tem dúvida. No entanto, olhar o futuro de forma fixa não pode ser um obstáculo a que recordemos e celebremos o passado que nos fez chegar aos nossos dias.

Por isso a JSD Guimarães tem dedicado a sua actividade mais recente ao passado que nos orgulha.

Estivemos nas Taipas, com o Nucleo da JSD Taipas e com técnicos do IPPAR para chamar a atenção para os problemas do património histórico ao abandono. Nomeadamente as Antigas Termas e o Castro de Sabroso. Estamos a falar de património que é de todos, mas que muito poucos se preocupam em manter viva a memória de espaços que falam de todos nós e da nossa terra.

Espaços que ao viverem no abandono a que foram votados, reflectem a pouca importância que a vivência de outras épocas tem para uma sociedade contemporânea egocêntrica e individualista...

Espaços que podem ser mais valias para as freguesias onde estão situadas: seja através da captação de novos turistas, no caso do Castro de Sabroso, seja através da criação de uma zona envolvente às Antigas Termas nas Taipas, que proporcione uma zona de lazer fantástica a quem a queira utilizar. Haja vontade e tudo se concretizará...

Ainda no decorrer do mês de Junho, a JSD Guimarães irá evocar a memória dos Vimaranenses que ajudaram a fazer de Guimarães uma das mais importantes cidades portuguesas. Vimaranenses nascidos ou adoptados, serão evocados num cd que a JSD distribuirá gratuitamente na cidade e vilas do concelho no dia 24 de Junho, Dia Um de Portugal e Dia de Guimarães.

Mais do que personalidades vimaranenses que se destacaram, iremos promover a história dos monumentos vimaranenses mais marcantes, as nossas vilas e freguesias, o hino e a história de Guimarães.

Queremos com esta iniciativa lembrar e alertar para um dos dias mais importantes para Portugal e que, como muitas outras coisas, está esquecido há anos. No dia 24 de Junho de 1128, na batalha de S. Mamede, Portugal nasceu. O dia passará ao lado de uma Nação que esquece o passado que lhe deu vida... mas em Guimarães não será apenas um feriado qualquer.

A JSD Guimarães tem diversas propostas para transformar o 24 de Junho, que a seu tempo serão apresentadas convenientemente. Não podemos permitir que o 24 de Junho seja apenas uma data para inaugurações camarárias e propaganda política por parte de quem exerce o poder autárquico!

É nosso desejo um 24 de Junho diferente! Um 24 de Junho que aplauda os vimaranenses que se destacam nas mais diversas áreas e que permita aos jovens das nossas escolas uma celebração comum da vimaranensidade através do desporto, da cultura e do lazer, num dia tão especial para Guimarães.

Porque não esquecemos, porque nos orgulhamos de Guimarães e das suas gentes, porque queremos que Guimarães seja sempre melhor, estaremos com todos os Vimaranenses, para no dia 24 de Junho celebrarmos juntos Guimarães: o seu passado, o seu presente e, com toda a certeza, o seu futuro!