terça-feira, 28 de outubro de 2008

Tarde Radical na Vila das Taipas

No próximo dia 15 de Novembro a JSD Guimarães e o seu Núcleo das Taipas promoverá uma tarde de convívio na vila. O programa inclui paint-ball e airsoft (2 horas de cada actividade) e um lanche. O preço por participante é de 15€.

As inscrições podem ser feitas através do nosso endereço de e-mail: jsdguimaraes@gmail.com.


Participa!

sábado, 25 de outubro de 2008

Eleições Delegados ao Congresso Nacional

Realizam-se hoje, a partir das 15:00, a eleição dos delegados da secção de Guimarães ao XX Congresso Nacional da JSD, a realizar em Penafiel nos dias 28, 29 e 30 de Novembro. O acto decorrerá na sede do PSD Guimarães, no Largo do Toural.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Tomada de Posse

JSD acusa câmara socialista de pensamento “poeirento, velho e arrogante”


O Presidente da Juventude Social Democrata (JSD) de Guimarães, Alexandre Barros da Cunha, acusou o executivo socialista da Câmara Municipal de “pensamento poeirento, velho e arrogante” e de assumir posturas de “desprezo e alheadas” dos jovens.

O novo líder da JSD de Guimarães falava na tomada de posse dos órgãos da estrutura juvenil do PSD, realizada na passada sexta-feira na presença de mais de centena e meia de militantes e simpatizantes.

“A maioria socialista da Câmara despreza os jovens do concelho, agindo como se não existissem”, acusou Alexandre Barros da Cunha apontando como exemplos “a indefinição quanto ao vereador responsável pela juventude e a inexistência de uma verdadeira política de juventude da autarquia”. “Lanço um repto aos vimaranenses: encontrem na autarquia o gabinete do pelouro da Juventude”, desafiou o líder da JSD.

“Mesmo que formalmente o pelouro da juventude até esteja entregue a algum vereador socialista, alguém lhe conhece uma ideia, um projecto ou mesmo a preocupação de ouvir e sentir os problemas dos jovens ?”, questionou o líder da JSD.

Num discurso emotivo, Alexandre Barros da Cunha, fez um balanço positivo do trabalho da estrutura nos últimos dois anos, destacando as vitórias alcançadas, por exemplo, com a criação do Cartão Jovem Municipal. Aludindo ao “mutismo da autarquia socialista” em relação a várias propostas, o líder juvenil acusou a vereadora da cultura de uma “postura de arrogância e de falta de cultura democrática que destrói a vontade e o empenho de participação cívica”.

“A JSD tem enviado propostas mensais para a vereadora da cultura, tendo em vista a preparação da Capital Europeia da Cultura. Até hoje não tivemos uma resposta, um comentário, uma crítica que fosse. É esta postura de arrogância e de falta de cultura democrática da vereadora que destrói a vontade e o empenho em participar em projectos emblemáticos para Guimarães que não são da Dra. Francisca Abreu, mas de todos os vimaranenses. É contra uma autarquia liderada por um pensamento poeirento, velho e arrogante que nos batemos todos os dias”, concluiu.

A tomada de posse da JSD de Guimarães foi também o momento escolhido pela recém eleita Comissão Política Concelhia do PSD se dirigir aos militantes. O dirigente Carlos Vasconcelos elogiou o papel da JSD no concelho, afirmando que se lhe deve “muito do trabalho político positivo feito em Guimarães nos últimos anos”. “Não queremos uma JSD que seja um instrumento de mobilização, queremos antes uma Jota igual a si própria, que partilhe a definição de políticas do partido e do seu caminho, que seja capaz de o pôr a trabalhar.” O dirigente social-democrata elencou também os principais erros da Câmara Municipal de Guimarães, classificando “o actual mandato como o pior de António Magalhães até hoje”.

Aquando da tomada de posse e do jantar de confraternização, a JSD homenageou o militante Rui Armindo Freitas, seu antigo presidente, em sinal de reconhecimento pelo trabalho realizado por Guimarães e pelos jovens vimaranenses.

A iniciativa da JSD de Guimarães, realizada no Restaurante Oliveiras, contou com a presença do deputado Emídio Guerreiro, Carlos Reis (presidente da distrital de Braga da JSD), Vítor Ferreira, vários deputados municipais e presidentes de Junta.

Órgãos eleitos da JSD Guimarães:

Mesa do Plenário de Secção

Presidente: Rui Armindo Freitas
Vice Presidente: Francisca Almeida
Vice Presidente: Carlos Marques
Vogal: Vitor Sousa
Vogal: João Veiga


Comissão Política de Secção

Presidente: Alexandre Barros Cunha
Vice Presidente: Francisco Coelho Lima
Vice Presidente: Nuno Araújo
Vice Presidente: Tiago Laranjeiro
Secretário Geral: Frederico Gonçalves
Secretária Geral Adjunta: Joana Ribeiro
Vogal: Jorge Freitas
Vogal: Luís Vidal
Vogal: Elisabete Vieira
Vogal: Marçal Mendes
Vogal: Luísa Machado
Vogal: Diana Magalhães
Vogal: Carlos Mendes
Vogal: Tiago Lima
Vogal: José Miguel Silva
Vogal: Marta Alves
Vogal: Ivo Faria

domingo, 5 de outubro de 2008

Debate Tratado de Lisboa

Carlos Coelho e Pacheco Pereira debateram em Guimarães o Tratado de Lisboa

Carlos Coelho e Pacheco Pereira participaram na passada sexta-feira num debate sobre o “Tratado de Lisboa” promovido pela JSD de Guimarães na sede da Associação Comercial e Industrial de Guimarães.

Subordinado ao tema “Tratado de Lisboa: Perguntas e Respostas” a iniciativa contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, na sua grande maioria jovens vimaranenses.
Após a explanação inicial dos oradores convidados, seguindo-se um debate bastante participado sobre questões da actualidade europeia e o Tratado de Lisboa.

O eurodeputado Carlos Coelho explicou as origens do Tratado de Lisboa, justificando a sua existência com a necessidade de melhorar os mecanismos de decisão no seio da União Europeia, fazendo notar que uma Europa a 27 não pode funcionar como uma Europa com 15 países. De acordo com o eurodeputado, o tratado reforçará o envolvimento dos Parlamentos Nacionais nos processos legislativos. Carlos Coelho realçou ainda as medidas que, no seu ponto de vista, resultarão em maior transparência e responsabilidade democrática e que aumentarão a participação e os direitos dos cidadãos europeus, tanto no plano da informação como no da na petição legislativa.


Em sentido contrário, José Pacheco Pereira procurou “desconstruir” a defesa do Tratado de Lisboa, expondo uma visão bastante mais céptica quanto aos modelos de desenvolvimento seguidos pela União Europeia. Descrente quanto aos caminhos seguidos, Pacheco Pereira considera que os decisores europeus estão divorciados dos povos e que o actual Tratado serve apenas para que os países grandes - como a França e a Alemanha - mantenham o seu poder na União.


Depois das intervenções iniciais, seguiu-se um período de perguntas colocadas pela audiência que alargou o tema inicial do debate promovido pela JSD a questões relativas à actualidade europeia. Sobre o reconhecimento da independência do Kosovo, Pacheco Pereira disse tratar-se de um “terrível erro histórico”, que abre “um perigoso precedente”. Quanto à adesão da Turquia à União Europeia defendeu-a, alegando tratar-se de um prolongamento natural que só trará estabilidade e capacidade de acção a nível mundial. Carlos Coelho mostrou-se mais cauteloso em ambos os temas, realçando os perigos da integração na Europa de um país num estado de desenvolvimento muito diferente do nosso, como considerou ser o caso é a Turquia. O eurodeputado argumentou com o facto de que nem a totalidade do orçamento dos apoios comunitários ser suficiente para aplicar àquele país maioritariamente asiático e muçulmano. No entanto, tanto Carlos Coelho como Pacheco Pereira defenderam que a União é muito mais que um “clube de países cristãos”, não sendo portanto pela questão religiosa que se recusará a pretendida adesão.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

"Tratado de Lisboa": Os Oradores


Próxima sexta-feira, dia 3 de Outubro, a JSD Guimarães irá realizar um debate sobre o Tratado de Lisboa, como foi já noticiado aqui.

Como oradores contará com José Pacheco Pereira e Carlos Coelho.


José Pacheco Pereira é licenciado em filosofia e um dos mais conhecidos e reputados comentadores políticos nacionais. O seu blogue Abrupto é o mais visitado blogue nacional e a Quadratura do Círculo o principal programa televisivo de análise política.
Clicar aqui para ver biografia na Wikipedia.


Carlos Coelho é deputado ao Parlamento Europeu pelo PSD desde 1994, tendo exercido antes disso funções no Governo de Cavaco Silva e deputado à Assembleia da República. É também o director da Universidade de Verão do PSD.
Clicar aqui para ver biografia na sua página oficial.