sábado, 20 de dezembro de 2008

Actividade de Natal da JSD

A Comissão Política da JSD Guimarães visitou esta manhã as instalações do Lar de Santo António, em Creixomil, procurando conhecer a realidade desta IPSS de grande relevo no concelho e inteirar-se das suas dificuldades.

O Lar de Santo António tem sob a sua alçada um lar de idosos no Salgueiral. É ainda responsável pela Casa dos Pobres, no centro histórico, que diariamente dá assistência vital a muitos vimaranenses em dificuldades.

De seguida, a Comissão Política realizou um almoço-reunião no restaurante Pólo Norte, em Moreira de Cónegos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Debate na Escola Secundária das Taipas

Realizou-se hoje um debate na Escola Secundária das Taipas sobre as juventudes partidárias. Esta iniciativa, promovida pela Associação de Estudantes, contou com a participação de Rui Duarte pelo secretariado-nacional da JS, João Soeiro pelo Bloco de Esquerda e Alexandre Barros da Cunha pela JSD.

A iniciativa contou com a participação de 80 estudantes.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia Internacional da Luta Contra a SIDA

JSD sensibiliza jovens para a problemática da Sida

Durante o dia 2 de Dezembro, a Juventude Social Democrata de Guimarães esteve com os alunos do ensino secundário, numa acção de sensibilização para a Sida e para as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Tendo como ponto de partida o Dia Mundial de Luta Contra a Sida,celebrado na segunda feira (1 de Dezembro), os jovens laranja associaram-se à Associação ABRAÇO para atacarem a propagação da Sida. Através da distribuição de panfletos informativos, elaborados exclusivamente para as faixas etárias escolares pelos técnicos da Abraço, de preservativos e de réguas escolares com uma mensagem de apelo ao teste do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), a campanha de sensibilização pretendeu alertar para a prevenção como o único meio de travar a propagação de uma doença mortal e sem cura.

Nesta campanha, procurou dar-se resposta a perguntas como “O que é a Sida?”, “Como se contrai o vírus da Sida?” e “Como não se contrai o vírus da Sida?”. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é o conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (in www.wikipedia.org). Segundo o Relatório Anual da ONUAIDS, a agência da Organização das Nações Unidas, Portugal pertence ao grupo dos países que possui uma cobertura terapêutica (anti-retroviral) superior a 75% (para adultos e crianças) e uma taxa de prevalência na população entre os 15 e os 49 anos de idade do VIH/SIDA na ordem dos 0,5%, dentro dos números partilhados por todos os países da Europa. No entanto, é consensual entre os especialistas que o combate ao VIH/SIDA faz-se precisamente a partir da prevenção, o que sublinha a importância deste tipo de iniciativas.