domingo, 19 de abril de 2009

Apresentação da candidatura de Vítor Ferreira

Decorreu no sábado passado a apresentação da candidatura de Vítor Ferreira à Câmara Municipal de Guimarães, pelo PSD. O pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor foi pequeno para acolher todos os vimaranenses que ao evento quiseram assistir.

A apresentação começou com uma curta intervenção do Presidente do PSD Guimarães, seguindo-se a intervenção de Francisco Coelho Lima pela JSD. Depois foi a vez de Virgílio Costa, deputado à Assembleia da República e Presidente da distrital de Braga do PSD, que antecedeu a intervenção mais esperada da tarde, a de Vítor Ferreira. Num discurso bem estruturado, ficaram bem patentes as suas ideias para o concelho, e a alternativa que representa ao monolítico PS que lidera os destinos de Guimarães há vinte anos. O tema central da sua intervenção foram as questões sociais, que atingem proporções alarmantes no nosso concelho. Vítor Ferreira deixou claras as suas ideias de apoio aos desempregados do concelho e demais vimaranenses que vivem situações de dificuldade por estes dias.

O ordenamento do território foi outro ponto importante do seu discurso, deixando bem patente a importância que este tem para a nossa qualidade de vida e os erros da Autarquia nos últimos anos. Ferreira criticou a autorização da construção de enormes centros comerciais, demonstrando o impacto negativo que estes têm no comércio tradicional, aquele que realmente pode promover a qualidade de vida na cidade. Apontou também o dedo à construção do mercado municipal, única obra que Magalhães fez durante este mandato e que é muito contestada pelos vimaranenses. Voltou a pegar na ideia de uma Sociedade de Reabilitação Urbana, salientando a sua relevância para a cidade, que será Capital Europeia da Cultura dentro de três anos.

Vítor Ferreira acusou a Câmara de tentar municipalizar toda e qualquer actividade cultural que as associações e movimentos privados tentam fazer em Guimarães, sufocando-os com o peso da Autarquia. Sobre os jovens, defendeu uma formação de elevada qualidade para o nosso concelho, que se concretizaria através da criação de três escolas profissionais nas áreas da agricultura, robótica e indústria têxtil. Apontou as áreas da robótica, da informática e do têxtil de qualidade como sectores industriais com enorme potencial para a região que importa desenvolver.

Por fim, foi a vez de Pedro Aguiar Branco, vice-presidente do PSD nacional, discursar. Sem preparação prévia, num discurso fluído, elogiou a candidatura e teceu interessantes considerações acerca da política nacional.

Apresentação da candidatura à Câmara de Guimarães

Transcrevo de seguida o discurso proferido por Francisco Guimarães Coelho Lima, vice-presidente da JSD Guimarães, na apresentação da candidatura à Câmara de Guimarães de Vítor Ferreira, pelo PSD, no dia 18 de Abril.


Caro Presidente do PSD Guimarães, Engº José Manuel Antunes,
Caro Engº Vitor Ferreira,
Caros Companheiros e amigos,
Vimaranenses,

A batalha autárquica que se aproxima a passos largos, não será fácil:
Surge numa época de grave crise, que se acumula ao longo dos últimos anos numa zona em profunda depressão;
Surge ao fim de 20 anos de um regime que asfixia vontades;
Surge diminuído pela proximidade das eleições legislativas, que poderão diminuir a importância relativa do debate sobre o Poder Local em Guimarães;
Surge num tempo em que é muito importante que as pessoas percebam o que Guimarães pode ganhar com o PSD ao leme deste concelho e o que Guimarães perdeu em 20 anos de poder socialista.

Para o importante debate que haverá durante a campanha autárquica, sabem, à partida, que do Engº Vitor Ferreira e do PSD podem contar com um projecto concreto, pensado para ultrapassar obstáculos e pouco preso a interesses eleitoralistas. Ganhar eleições para implementar ditaduras de 4 anos, não será o nosso objectivo. Será sim, o de congregar vontades para sermos melhores...
E Guimarães merece muito melhor! Por isso, a JSD Guimarães tudo fará para cumprir os objectivos do PSD. Conquistar a confiança das pessoas, conquistando o maior poder que podemos ter: o poder de mudar vidas para melhor.

Engº Vitor Ferreira,

O conhecimento que tem da dinâmica camarária é um trunfo muito importante nesta candidatura, assim como o seu percurso nas instituições onde serviu. Estes factos farão de si uma pessoa mais próxima de todos os vimaranenses.

E hoje, mais que nunca, os nossos conterrâneos querem ser ouvidos e precisam de quem tenha abertura suficiente, para debater com eles as opções que se tomam. Acreditamos que tem as qualidades humanas necessárias para saber ouvir e para ser ouvido, que são tão importantes como a vontade que tem em fazer melhor por Guimarães e pelas suas gentes.

Por tudo isso queremos que conte com a JSD!

Para trabalhar do lado do PSD em todos os momentos: Nos mais fáceis, mas principalmente, nos mais difíceis. Ponha esta JSD à prova e fique certo que não o desapontaremos!

Tal como não fica desapontado quem vai à batalha com uma vontade férrea de vencer, não será por falta de coragem e de ideias, que a sua campanha e a do PSD ficarão marcadas!

Trabalharemos, para que os Vimaranenses acreditem que podemos mudar para melhor as suas vidas, as nossas vidas.

Estamos preparados para apresentar uma equipa cheia de força, para jogar ao ataque com o PSD, por uma Autarquia que parece ter-se resignado a defender-se das dificuldades…

Terá um projecto vocacionado para a Juventude Vimaranense, que estará à sua total disposição, sendo este um corolário do trabalho politico desenvolvido pela JSD nos últimos anos. Será um dos nossos contributos, com o intuito de centrar o discurso no direito que as próximas gerações têm de viver em Guimarães, com oportunidades e com futuro.

Ao longo da história, Guimarães soube tomar a dianteira em tempos difíceis. Não podemos esquecer, o esforço que homens e mulheres vimaranenses fizeram em momentos adversos da nossa história colectiva, para tornar este concelho num dos mais prósperos do País. Esse exemplo deve ser dado pela própria Câmara Municipal, que precisa de um olhar pragmático sobre os problemas e de uma acção humana na sua resolução, projectando novos caminhos da forma mais sensata.

Vivemos tempos em que é preciso decidir. Durante 20 anos Guimarães esteve entregue a um poder absoluto, que se limitou a cumprir os serviços mínimos e a aplicar muitas das medidas que o PSD defendia. Por isso, esta é a altura para decidir.

Os problemas que nestes tempos são comuns a todos nós, não são todos por culpa do Regime Socialista. Mas a falha nas respostas locais a muitos desses problemas, é o resultado directo da incapacidade do actual Executivo Camarário e da liderança autárquica de António Magalhães.
Por isso temos hoje uma responsabilidade maior. Hoje todos seremos responsáveis pelas respostas que daremos aos nossos filhos e aos nossos netos. Não podemos ficar sentados quando vemos a nossa terra entrar numa espiral de negativismo, que de forma alguma desejamos para o nosso concelho! É tempo de dizer basta! E este grande momento, esta eleição, trará até todos os vimaranenses a oportunidade de mudar de vida para melhor, implementando um novo projecto e uma nova forma de fazer política, ou então manter no poder quem se demonstrou incapaz de dar respostas eficazes ao longo destes anos.

É tempo de trazer nova vida a Guimarães!

E que não haja dúvidas: nós queremos assumir a responsabilidade de fazer melhor, e por isso queremos a confiança das pessoas. Esse será o grande poder que nos podem dar, o poder de mudar as suas vidas, a vida de todos nós, a vida de Guimarães.

Engº Vitor Ferreira e candidatos às freguesias desta terra que adoramos: avancemos juntos para os nossos concidadãos, ancorados solidamente à convicção de que faremos melhor.

Viva Guimarães!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Interessante a perspectiva apresentado pelo cafetoural.blogspot.com onde se compara o que já existe em Maribor e Guimarães na preparação da Capital Europeia da Cultura 2012. Mostra também o que já está a ser feito em Marselha e Kosice (CEC 2013).

No mínimo, a nossa preparação para a CEC 2012 está a 1 ano-luz de distância!

Pode parecer pouco, mas são 9 460 536 207 06,8 km...

Maribor 2012: http://www.maribor2012.si/en/

Guimarães 2012: http://guimaraes2012.com/

Marselha 2013: http://www.marseille-provence2013.fr/index.php?lang=english

Kosice 2013: http://www.kosice13.sk/index.php/en

COMUNICADO

A Juventude Social Democrata de Guimarães vem, por este meio, dar nota da sua posição sobre as recentes novidades acerca das comemorações do 24 de Junho para o ano de 2009:

1) Nos últimos anos esta estrutura tem dado particular importância à forma como é celebrado o 24 de Junho. Temos defendido e apresentado propostas concretas para que esta data seja celebrada de forma mais digna, honrada e mais próxima dos Vimaranenses.

2) A JSD Guimarães tem defendido uma maior importância para comemorações do 24 de Junho a nível local. No sentido de aproximar os vimaranenses das celebrações, apresentaremos um conjunto de propostas com o objectivo de dar um colorido e uma vida diferente ao 24 de Junho, através dos jovens vimaranenses.

3) É obrigatório o fim do “Dia do Regime” com que a Câmara Municipal socialista tem brindado os Vimaranenses no dia 24 de Junho, ao longo dos anos. A celebração do dia 24 de Junho é muito mais que o dia das inaugurações municipais do Dr. António Magalhães e por isso urge definir novas actividades que atraiam os vimaranenses.

4) É motivo de grande regozijo para a JSD Guimarães a confirmação da presença do Sr. Presidente da República nas celebrações do 24 de Junho deste ano. Fica provado que é realmente possível fazer algo mais para que as celebrações de uma data com relevância nacional ultrapasse a dimensão municipal, tal como sempre afirmamos.

5) A presença do Sr. Presidente da República nas celebrações do 24 de Junho deste ano marcará a forma como se celebrará esta efeméride nos anos vindouros. Ao atingir-se um patamar de maior relevo do 24 de Junho este ano, tudo deverá ser pensado para que, no futuro próximo, se continue a afirmar esta data a nível nacional a partir das celebrações municipais.

6) É importante a existência de uma estratégia bem definida para sublinhar o Dia Um de Portugal numa dimensão nacional. Esperamos que a Câmara Municipal de Guimarães apresente a sua estratégia, para que as celebrações deste ano não sejam encaradas como um acontecimento casual.
7) A JSD Guimarães continua disponível e com vontade de contribuir positivamente para o engrandecimento das celebrações do 24 de Junho, Dia Um de Portugal.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Amanha, a partir das 17h, a JSD Guimarães estará nas imediações do estádio D. Afonso Henriques a recolher assinaturas para a petição do 24 de Junho.

Toda a ajuda é pouca para recolher o máximo de assinaturas! O objectivo é chegar às 10 mil o quanto antes, para que o 24 de Junho enquanto Dia de Portugal seja debatida no Parlamento.

Agora que sabemos que o Presidente da República estará presente nas comemorações do 24 de Junho, temos que trabalhar a dobrar para atingir um objectivo que deve ser de todos!

Aparece! Contamos contigo!