quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Plenário JSD Guimarães

No próximo dia 19 de Novembro haverá plenário de militantes da JSD Guimarães, pelas 21:30 no Largo do Toural.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Iniciativa em Vermil

Evento: “Iniciativa Politica Local Jovem de Vermil”

Promovida por: JSD núcleo de Vermil

Data e local: 20 de Novembro das 14:00 às 18:00 no edifício da Junta de Freguesia de Vermil.

Público-alvo: Todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos residentes em Vermil são convidados a participar activamente nesta iniciativa.

Enquadramento:
A nossa geração não pode ficar alheia aos problemas que a sociedade hoje enfrenta. Tem que ser responsável, interventiva, dinâmica e capaz de valorar as suas capacidades pela forma mais democrática possível, entendida como uma forma de valorizar a sua formação educacional e profissional e solidariedade inter-geracional.
Em razão dos novos tempos, a política, quer na sua forma partidária, quer social, afecta-nos na vida laboral, universitária ou profissionalizante. Por sermos o futuro de uma comunidade, cada jovem é chamado a expressar a sua opinião e ideias acerca das políticas jovens que o afectam directa ou indirectamente a um nível local, ou supra local.

Razões da promoção da iniciativa:
Esta iniciativa surgiu da necessidade de estimular a juventude de Vermil a discutir a politica jovem na Freguesia de Vermil numa concretização de actividades e eventuais investimentos vocacionados para a geração mais jovem.
A razão pela qual a JSD é a promotora deste evento fundamenta-se no facto de ser uma estrutura com a qual os jovens se possam identificar mais facilmente e se encontrar estabelecida na Freguesia. A JSD é apenas um rosto por detrás de um corpo que se requer expressivo na discussão de ideias a implantar ao nível local e concelhio, como qualquer associação ou organização de cariz religioso, desportivo e social em que os jovens estiverem integrados.
Esta actividade foi apresentada à comissão política da Juventude social-democrata de Guimarães e funcionará como um projecto-piloto para outras Freguesias cujos jovens já demonstraram interesse em conhecer e assistir.

Objectivos da iniciativa:
O objectivo deste contacto é a facilitação de um encontro de diferentes gerações de jovens que debatam ideias relevantes para o desenvolvimento da comunidade em que se inserem, livres de qualquer preconceito político ou social.
Proporcionar aos jovens de Vermil a realização voluntária de actividades vocacionadas para os conhecimentos, aptidões e competências adquiridas na área em que se formaram.
É uma oportunidade facultada aos jovens para participarem activamente no plano de actividades e proposta de orçamento para 2011 da Freguesia.

Áreas de intervenção da Iniciativa:
- Ensino, desporto, comportamentos de risco, cultura, voluntariado, inovação e tecnologia.

Ordem de Trabalhos:
· 14:00 às 18:00:
o Apresentação, discussão em grupos de trabalho das ideias expostas pela JSD de Vermil e manifestadas pelos Jovens de Vermil.
o Apresentação, discussão de propostas de execução de actividades e investimentos para a dinamização dos jovens da Freguesia de Vermil.
· 16:30 às 17:15 – Pausa