terça-feira, 18 de outubro de 2011

Nota de imprensa: Evento de Formação Política

Formação política “Pensar Global, Agir Local”
A JSD Guimarães realiza no próximo fim-de-semana um grande evento de formação política autárquica

Nos próximos dias 22 e 23 de Outubro, a Comissão Política da JSD Guimarães promoverá um evento de formação política com enfoque na política autárquica. Será a oportunidade para os jovens do concelho aprofundarem os seus conhecimentos sobre o funcionamento do sistema político nacional e autárquico, com particular atenção para as alterações que advirão da reforma da administração local, em discussão pública.

O evento contará com palestras dos Deputados Carlos Abreu Amorim e Fernando Negrão, do Presidente do PSD Distrital de Braga e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha e do Presidente do PSD Guimarães, André Coelho Lima. Estes oradores falarão de temas como a reforma da administração local, a arquitectura do sistema político nacional e função legislativa do Parlamento, do funcionamento das autarquias locais e dos desafios que Guimarães enfrenta e caminhos de futuro para o município.

Durante dois dias, os jovens vimaranenses aprenderão sobre estes temas e desenvolverão trabalhos com propostas concretas, que debaterão numa simulação parlamentar.

“É a concretização da aposta na formação de quadros, que foi sempre uma constante no nosso trabalho ao longo dos anos”, afirmou o Presidente da JSD Guimarães, Alexandre Barros da Cunha. “Com esta iniciativa, estaremos a preparar quadros da JSD para poderem dar o seu contributo nas suas comunidades, freguesias e município, pois é deles o futuro deste concelho”, declarou o jovem autarca vimaranense.

A sessão de encerramento contará com a presença dos Deputados vimaranenses Francisca Almeida e Emídio Guerreiro, bem como com uma intervenção do Presidente da JSD Nacional e também Deputado, Duarte Marques.


Seguindo a aposta da JSD Nacional na preparação dos seus quadros para a política, este evento terá como modelo inspirador a Universidade de Verão da JSD e contará com 50 formandos. A formação decorrerá na Pousada da Juventude de Guimarães.


Os oradores
Carlos Abreu Amorim é formado em Direito, sendo professor auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho. É presença regular na comunicação social portuguesa. Encabeçou a lista do PSD pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, como independente, nas eleições legislativas de 5 de Junho de 2011, desempenhando actualmente a função de Deputado à Assembleia da República.

Fernando Negrão é magistrado de carreira. Desde 2002 tem vindo a desempenhar diferentes cargos públicos, quer como deputado, quer como Presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, quer como Director-Geral da Polícia Judiciária. Foi Ministro da Segurança Social, da Família e da Criança no XVI Governo Constitucional. Nas eleições legislativas de 5 de Junho de 2011 integrou as listas do PSD pelo círculo eleitoral de Braga.

Paulo Cunha, advogado e docente universitário, é actualmente Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, função que acumula com a presidência do PSD Distrital de Braga.

André Coelho Lima, advogado de profissão, é Presidente da Comissão Política Concelhia de Guimarães do PSD. Entre 2005 e 2009 desempenhou as funções de líder do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Guimarães, município onde actualmente é vereador sem pelouro.