quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Formação Política nas Taipas


O Núcleo das Taipas da JSD Guimarães organiza, na próxima Sexta-feira, a segunda sessão de Formação Política. Desta vez, o orador será Rui Armindo Freitas, Presidente da CPS da JSD Guimarães de 2002 a 2006.

Entrevista ao Presidente da JSD Guimarães

Entrevista do Canal Guimarães ao Presidente da Comissão Política de Secção da JSD Guimarães, Alexandre Barros da Cunha.

O Toural como não o veremos mais

Largo do Toural visto a partir da sede do PSD Guimarães.



Nota de imprensa - Pavilhão de Lordelo

O Pavilhão Municipal de Lordelo é uma infra-estrutura destinada à prática de desporto e, como tal, as suas condições para o efeito não podem ser negligenciadas. No entanto isso não se verifica, uma vez que o pavimento se encontra em muito mau estado.

Este caso reveste-se de especial importância, pois sendo o pavilhão destinado à utilização por diversos escalões etários, este não proporciona as condições adequadas para a prática desportiva, pondo em causa a integridade física dos seus utilizadores. Este facto tem maior importância se atendermos a que também muitas crianças de Lordelo e das Freguesias vizinhas o utilizam para a prática de várias modalidades.

A ocorrência verificada neste Pavilhão vem reforçar a nossa opinião de que a gestão dos equipamentos desportivos não deve estar a cargo unicamente de uma entidade camarária (Tempo Livre). Uma gestão partilhada deste espaços comunitários com o poder local, traria outro acompanhamento. As próprias associações desportivas que deles fazem uso deveriam ter um papel mais activo, conjuntamente com a Tempo Livre e com as Juntas de Freguesia, pois estas são as mais interessadas em usufruir de equipamentos em bom estado de conservação e daí poderiam tornar-se parceiros importantes na consciencialização para uma utilização equilibrada do espaço.

Uma gestão partilhada entre a Autarquia e as entidades locais, para além de optimizar o acompanhamento das condições, seria também um catalisador destes espaços, capaz de os dinamizar e sublinhando a maior valia para as populações que deles usufruem.

Sabemos que estão previstas obras de melhoramento para alguns Pavilhões Municipais entre os quais o de Lordelo. No entanto a demora destas intervenções levando a tal estado de degradação fazem-nos ponderar as razões por trás desta de tanta demora.

A verdade é que a nova época desportiva já se iniciou no mês de Setembro e aqueles que alugam os Pavilhões Municipais, caso encontrem equipamentos como o de Lordelo, põe em risco a sua integridade física. Mais preocupante é o facto de haver crianças e jovens a utilizarem pavilhões em condições deficientes para a prática desportiva. Esta situação não poderá passar ao lado dos responsáveis pelo desporto da Câmara Municipal de Guimarães.

A JSD lamenta o facto de a degradação do Pavilhão Municipal de Lordelo ter chegado ao ponto a que chegou, sem intervenção por parte dos responsáveis pelo equipamento. Desejamos que a manutenção dos Pavilhões Municipais que se encontram em mau estado para a prática desportiva, como é o caso de Lordelo, seja breve e que tenha resultado visível.

Nota de imprensa da Comissão Política de Secção da JSD Guimarães.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Formação Política nas Taipas


O Núcleo das Taipas da JSD Guimarães promoveu, no passado dia 15 de Outubro, uma sessão de Formação Política com o Presidente da CPS da JSD Guimarães, Alexandre Barros da Cunha.

domingo, 10 de outubro de 2010

Nota de imprensa - Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo

Nota de imprensa enviada na sequência da intervenção de Tiago Laranjeiro, vice-presidente da JSD Guimarães, na Assembleia Municipal de 1 de Outubro.

A JSD Guimarães propôs, na sessão da Assembleia Municipal da passada sexta-feira, a criação em Guimarães de um Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo. Na intervenção no período antes da ordem do dia, o deputado da JSD Tiago Laranjeiro salientou que “o objectivo é contribuir de forma activa e dinâmica para a instalação de novas actividades económicas no concelho, fomentando o espírito empresarial e de auto-emprego, permitindo também potenciar a criação de postos de trabalho e de riqueza na região”.

O deputado explicou que o Gabinete consiste num espaço com serviços especializados em dar resposta às dificuldades que os cidadãos possam ter na concretização de projectos empresariais. “É na fase de nascimento e implementação das empresas que o empreendedor experimenta mais desafios, sendo muitas vezes necessário um apoio para que as oportunidades de negócio aconteçam”, reforçou.

Este serviço indicaria ao empreendedor os possíveis caminhos que teria para realizar o seu projecto empresarial, desde a fase de concepção do projecto, passando pelo planeamento, até à sua instalação e acompanhamento no crescimento. Um outro aspecto relevante da proposta é a criação de uma rede de parcerias com instituições “que possam ter um papel activo na criação e implementação de negócios, dos institutos públicos (IAPMEI, IEFP, etc.), da banca a consultoras, da Universidade à ADDICT, de gabinetes de arquitectura e engenharia a clubes de ‘business angels’”.

Tiago Laranjeiro reconheceu que a Câmara já tem projectos, no terreno ou planeados, que actuam no apoio ao empreendedorismo, mas reforça a relevância da proposta por ser “complementar a estas valências, sendo também um agregador das diversas funções que estes serviços desempenham”. “Este Gabinete dispõe de respostas específicas para cada sector de actividade das empresas nascentes, quer se trate de uma empresa tecnológica, das indústrias criativas, do turismo, um projecto de empreendedorismo social ou de uma actividade industrial ou comercial mais tradicional”, prossegue.

A proposta da JSD segue o modelo do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo que existe no Porto, uma iniciativa criada no âmbito da Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo, que num ano de actividade já prestou apoio a 75 projectos empresariais.

Guimarães, 1 de Outubro de 2010.