terça-feira, 17 de outubro de 2006

JSD alerta para o problema: Droga nas Escolas

A JSD de Guimarães organizou no passado dia 6 de Outubro, uma conferêcia relativa à problemática do tráfico e consumo de droga nas escolas. Com base em dados estatísticos recolhidos através de um inquérito realizado durante o ano de 2005 junto de 8 escolas, do básico ao secundário, do conselho de Guimarães, a JSD desenvolveu uma iniciativa que contou com presença de oradores de monta, nomeadamente, o Dr. Alves Pinto, o Prof. Paulo Moreira e o Dr. Emídio Guerreiro.













O dabate contou com a presença de representantes de várias instituições cuja acção remete para a problemática em causa, tendo-se desenvolvido dentro das melhores expectativas por parte dos organizadores do evento. Na sua intervenção, o Dr. Alves Pinto não deixou de levantar questões essenciais, como o papel das famílias, das escolas e da própria sociedade no que respeita à prevenção das dependências e o estigma social que enfrentam os consumidores. Por sua vez, o Prof. Paulo Moreira abordou o tema incidindo sobre a perspectiva educacional da toxicodependência, tendo destacado a disparidade etária dos resultados obtidos pelo inquérito realizado pela JSD. Finalmente, o Dr. Emídio Guerreiro, Deputado do PSD na Assembleia da República, acabou por realizar uma reflexão acerca da evolução histórica do sistema de prevenção da toxicodependência e da falência do mesmo. Depois das intervenções dos oradores, seguiu-se um período de debate, no qual se esgrimiram opiniões de parte a parte, destacando-se as intervenções de representantes de Associações de Pais, de Conselhos Executivos e da própria Câmara Municipal presentes na conferência. Os representantes da JSD presentes também não deixaram de intervir, enriquecendo a discussão de ideias.

A JSD agradece a colaboração das entidades envolvidas, lamentando, no entanto, a ausência de diversos convidados, cuja comparência seria de salutar. Entretanto, a JSD continua a desenvolver o seu trabalho, estando neste momento a preparar outras actividades sobre esta e outras temáticas.

Sem comentários: