Moção ao Conselho Distrital da JSD Braga:
Moção ao Conselho Distrital
Comissão Política de Secção – JSD Guimarães
1º subscritor: Tiago Vieira Laranjeiro
“Mobilidade na Polis Minhota”
Comissão Política de Secção – JSD Guimarães
1º subscritor: Tiago Vieira Laranjeiro
“Mobilidade na Polis Minhota”
É de conhecimento geral o desinteresse e desinvestimento a que o Governo tem votado o Minho. Esse desinvestimento sente-se de forma particularmente intensa quando pensamos na questão da mobilidade regional.
A REFER, depois da reestruturação feita nas linhas Porto - Braga e Porto -Guimarães antes do Euro2004, nenhum investimento significativo fez nesta região. Actualmente limita-se, neste distrito, a terminar umas obras na linha ferroviária em Vizela.
Num momento em que se planeia uma ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo (de duvidosa viabilidade económico-financeira segundos estudos realizados, aliás) e se equaciona a existência de uma paragem em Braga, urge pensar nas acessibilidades do distrito a este meio de transporte privilegiado.
Os municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães uniram-se numa candidatura ao programa Polis XXI, candidatura essa que foi aprovada, e que resulta agora na preparação de um ou mais projectos para desenvolver esta região. Partindo dessa candidatura está-se a projectar uma ligação ferroviária entre estas cidades.
Tal ligação reveste-se de particular importância quando pensamos que nestes quatro concelhos concentram-se mais de 580 mil pessoas, vários estabelecimentos de ensino superior, mas muito abaladas pelo flagelo do desemprego. Ainda assim uma das regiões mais jovens do país e, por conseguinte, com maior potencial.
Temos no distrito cidades que se vêm afirmando a nível europeu, uma que será Capital Europeia da Cultura, uma universidade que tem ganho cada vez mais relevância e peso nacional e internacional. Torna-se assim impensável a inexistência de alternativas ao transporte rodoviário.
A nível de auto-estradas não se compreendem as razões da existência de portagens nalguns troços, e noutros em que talvez estas se justificassem, são praticadas a níveis excessivos. No entanto, as Estradas Nacionais que ligam este quadrilátero encontram-se sobrelotadas, não sendo viáveis, principalmente em horas de ponta.
Várias forças políticas vieram já posicionar-se sobre esta matéria, para não falar dos muitos decisores políticos que sobre ela se têm pronunciado.
Posto isto, julgamos ser da máxima importância que a JSD se posicione sobre esta matéria e, acima de tudo, que a debata. Propomos então a realização de um ciclo de debates de âmbito regional para discutir a questão da mobilidade neste quadrilátero urbano. Mais, propomos que se discutam também outros possíveis projectos para este distrito, alicerçados nos quatro pilares estruturantes do programa Polis XXI:
A REFER, depois da reestruturação feita nas linhas Porto - Braga e Porto -Guimarães antes do Euro2004, nenhum investimento significativo fez nesta região. Actualmente limita-se, neste distrito, a terminar umas obras na linha ferroviária em Vizela.
Num momento em que se planeia uma ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo (de duvidosa viabilidade económico-financeira segundos estudos realizados, aliás) e se equaciona a existência de uma paragem em Braga, urge pensar nas acessibilidades do distrito a este meio de transporte privilegiado.
Os municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães uniram-se numa candidatura ao programa Polis XXI, candidatura essa que foi aprovada, e que resulta agora na preparação de um ou mais projectos para desenvolver esta região. Partindo dessa candidatura está-se a projectar uma ligação ferroviária entre estas cidades.
Tal ligação reveste-se de particular importância quando pensamos que nestes quatro concelhos concentram-se mais de 580 mil pessoas, vários estabelecimentos de ensino superior, mas muito abaladas pelo flagelo do desemprego. Ainda assim uma das regiões mais jovens do país e, por conseguinte, com maior potencial.
Temos no distrito cidades que se vêm afirmando a nível europeu, uma que será Capital Europeia da Cultura, uma universidade que tem ganho cada vez mais relevância e peso nacional e internacional. Torna-se assim impensável a inexistência de alternativas ao transporte rodoviário.
A nível de auto-estradas não se compreendem as razões da existência de portagens nalguns troços, e noutros em que talvez estas se justificassem, são praticadas a níveis excessivos. No entanto, as Estradas Nacionais que ligam este quadrilátero encontram-se sobrelotadas, não sendo viáveis, principalmente em horas de ponta.
Várias forças políticas vieram já posicionar-se sobre esta matéria, para não falar dos muitos decisores políticos que sobre ela se têm pronunciado.
Posto isto, julgamos ser da máxima importância que a JSD se posicione sobre esta matéria e, acima de tudo, que a debata. Propomos então a realização de um ciclo de debates de âmbito regional para discutir a questão da mobilidade neste quadrilátero urbano. Mais, propomos que se discutam também outros possíveis projectos para este distrito, alicerçados nos quatro pilares estruturantes do programa Polis XXI:
• as cidades como territórios de inovação e competitividade;
• as cidades como territórios de cidadania e de coesão social;
• as cidades como territórios de qualidade de ambiente e de vida;
• as cidades como territórios bem planeados e governados.
• as cidades como territórios de cidadania e de coesão social;
• as cidades como territórios de qualidade de ambiente e de vida;
• as cidades como territórios bem planeados e governados.
Braga, 9 de Maio de 2008.
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