quinta-feira, 2 de junho de 2005

JSD na luta contra o tabaco

A JSD Guimaraes em parceria com a Associação de Estudantes da Escola Secundária das Taipas e a JSD/Nucleo das Taipas, promoveu ontem, dia 1 de Junho, uma conferência relativa à prevenção tabágica em idade escolar, um dia depois do Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco.

Estiveram presentes presidentes de Associações de Estudantes de algumas escolas do concelho de Guimaraes, bem como uma representante da Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro, um empresário com ligações a bares e dsicotecas e um representante da JSD Guimaraes.

o debate contou com a presença de muitos estudantes, tendo decorrido dentro do que era esperado pelos promotores do evento. Foram focados problemas antigos e debateram-se questões como a publicidade ao tabaco, as motivações para a experiementação, como deixar de fumar, a complexidade socio-cultural do vicio do tabaco, entre muitas outras questoes.

A JSD agradece a colaboração de todas as entidades envolvidas e está ja a preparar outro tipo de iniciativas relacionadas com o tema.

4 comentários:

VITOR SOUSA disse...

Caros colegas, mais uma vez me orgulho de pertencer a tão pertegiada casa. Mais uma iniciativa com temas preocupantes virda para os jovens. Realmente a jsd esta com os jovens e queremos que estes vivam em maior harmonia com a cidade. Pelos jovens fazemos politica a pensar neles o fazemos, queremos com estes fazer de guimarães uma grande cidade.
Parabéns jota pela iniciativa, nunca se esqueçam do que são NÓS SOMOS JOVENS, e assim lutaremos pelas nossas politicas.
Um abraço laranja. VITOR SOUSA

VITOR SOUSA disse...

Fico apenas com pena que haja uma fraca ou mesmo nenhum comentario no nosso blog.É altura de começar a ter uma participação, comentar as nossas iniciativas pois só assim vale a pena lutar reinvidicar todos os teus interesses o teu futuro. AJUDA A JSD E ESTE ajudar-te-á

Tiago Laranjeiro disse...

Caro Vítor,
como companheiros de secção que somos, permite-me discordar completamente de ti num ponto.
Para começar, quero "parabenizar" a CPS Guimarães, em especial os organizadores do evento, por tão nobre iniciativa, que tão bem decorreu. Pena a fraca adesão por parte do público-alvo, mas isso já era esperado.
Quanto ao que o meu amigo Vítor disse "AJUDA A JSD E ESTA AJUDAR-TE-Á", discordo completamente. Do meu ponto de vista, a JSD tem o DEVER de prestar serviço público à sociedade, tal como qualquer organização política, e não devemos pedir nada em troca. Não podemos pôr as coisas nestes termos de "Ajuda a JSD e [então] esta ajudar-te-á"... O nosso dever é ajudar, não esperando à partida nada em troca a não ser o reconhecimento do nosso trabalho e do nosso esforço!
O nosso trabalho e contributo para a sociedade TEM DE SER absolutamente gratuito!

Saudações social-democratas,

Tiago Laranjeiro

VITOR SOUSA disse...

Caro colega militante de secção,

Referente à discordância apontada por ti, começo por dizer que a ajuda à JSD, não é no sentido de ajuda-la de ajuda, refiro-me sim ao ajudar de filiação, de transmitirem as suas ideias, de trazerem algo de novo a uma equipa que gosta de Guimarães, que gosta dos jovens de Guimarães.
Não quer dizer que queremos nada em troca, nós realmente não queremos nada e ao mesmo tempo queremos tudo de bom para a nossa cidade. Quantos mais formos nesta luta, mais ideias, mais pessoas, mais dinâmica, mais humanismo, mais companheirismo, mais família, e tudo isto só pode resultar num e único objectivo a vitoria final, para assim podermos olhar para Guimarães e vermos as nossas ideias, vermos Guimarães a ser cada vez mais competitiva, mais cidade. E é como refiro no comentário fico triste mesmo que embora sejamos uma das maiores Jotas concelhias do país, os nossos militantes, compareçam tão pouco e não transmitam as suas ideias.
Retiro mesmo assim o Ajuda a JSD e esta Ajudar-te-á, porque realmente pode ser como já o foi mal interpretado por vós caros colegas que tanto estimo.
Um abraço deste vosso companheiro saudações laranjinhas.
VITOR SOUSA