sexta-feira, 8 de junho de 2007

Fazer política recordando...

... o passsado. A JSD Guimarães é uma organização virada para o futuro. Disso ninguém tem dúvida. No entanto, olhar o futuro de forma fixa não pode ser um obstáculo a que recordemos e celebremos o passado que nos fez chegar aos nossos dias.

Por isso a JSD Guimarães tem dedicado a sua actividade mais recente ao passado que nos orgulha.

Estivemos nas Taipas, com o Nucleo da JSD Taipas e com técnicos do IPPAR para chamar a atenção para os problemas do património histórico ao abandono. Nomeadamente as Antigas Termas e o Castro de Sabroso. Estamos a falar de património que é de todos, mas que muito poucos se preocupam em manter viva a memória de espaços que falam de todos nós e da nossa terra.

Espaços que ao viverem no abandono a que foram votados, reflectem a pouca importância que a vivência de outras épocas tem para uma sociedade contemporânea egocêntrica e individualista...

Espaços que podem ser mais valias para as freguesias onde estão situadas: seja através da captação de novos turistas, no caso do Castro de Sabroso, seja através da criação de uma zona envolvente às Antigas Termas nas Taipas, que proporcione uma zona de lazer fantástica a quem a queira utilizar. Haja vontade e tudo se concretizará...

Ainda no decorrer do mês de Junho, a JSD Guimarães irá evocar a memória dos Vimaranenses que ajudaram a fazer de Guimarães uma das mais importantes cidades portuguesas. Vimaranenses nascidos ou adoptados, serão evocados num cd que a JSD distribuirá gratuitamente na cidade e vilas do concelho no dia 24 de Junho, Dia Um de Portugal e Dia de Guimarães.

Mais do que personalidades vimaranenses que se destacaram, iremos promover a história dos monumentos vimaranenses mais marcantes, as nossas vilas e freguesias, o hino e a história de Guimarães.

Queremos com esta iniciativa lembrar e alertar para um dos dias mais importantes para Portugal e que, como muitas outras coisas, está esquecido há anos. No dia 24 de Junho de 1128, na batalha de S. Mamede, Portugal nasceu. O dia passará ao lado de uma Nação que esquece o passado que lhe deu vida... mas em Guimarães não será apenas um feriado qualquer.

A JSD Guimarães tem diversas propostas para transformar o 24 de Junho, que a seu tempo serão apresentadas convenientemente. Não podemos permitir que o 24 de Junho seja apenas uma data para inaugurações camarárias e propaganda política por parte de quem exerce o poder autárquico!

É nosso desejo um 24 de Junho diferente! Um 24 de Junho que aplauda os vimaranenses que se destacam nas mais diversas áreas e que permita aos jovens das nossas escolas uma celebração comum da vimaranensidade através do desporto, da cultura e do lazer, num dia tão especial para Guimarães.

Porque não esquecemos, porque nos orgulhamos de Guimarães e das suas gentes, porque queremos que Guimarães seja sempre melhor, estaremos com todos os Vimaranenses, para no dia 24 de Junho celebrarmos juntos Guimarães: o seu passado, o seu presente e, com toda a certeza, o seu futuro!

Sem comentários: