terça-feira, 20 de maio de 2008

Sondagem: 2009

Lançámos hoje uma sondagem aos nossos visitantes, perguntando qual será melhor candidato a Primeiro-Ministro em 2009. As votações decorrem até à meia noite do dia 1 de Junho, final das eleições directas, na barra da direita deste blogue.

***

Novamente apelamos à regularização de quotas, para que todos possam votar no próximo dia 31 de Maio.

2 comentários:

Marçal Salazar disse...

Com 43,3 por cento, o dobro dos votos dos seus adversários directos, Manuela Ferreira Leite é considerada a melhor para presidir ao maior partido da oposição.

Pedro Santana Lopes surge em segundo lugar com 20,2 por cento das preferências, imediatamente seguido por Pedro Passos Coelho que tem 19,2 por cento. Uma diferença tão pequena que tecnicamente estão ambos empatados no segundo lugar.

No fundo da lista está o empresário Neto da Silva, que à data da realização da sondagem ainda era candidato, seguido pelo deputado Patinha Antão que não consegue sequer um por cento.

A opção maioritária por Manuela Ferreira Leite dá-se tanto no eleitorado do PSD quanto no do PS. Mas o mesmo não sucede com os outros candidatos. Santana aparece como o segundo melhor no eleitorado do seu partido, mas junto dos socialistas obtém só 15 por cento. Pelo contrário, passos coelho tem mais aceitação no eleitorado do PS do que no eleitorado PSD.

Os dados da sondagem TVI/Intercampus mostram ainda que a ex-ministra das Finanças é de longe vista como a melhor para enfrentar José Sócrates nas legislativas. O líder parlamentar «laranja» está em segundo lugar com quase 24 por cento e a uma boa distância do adversário Passos Coelho. Seguem-se Neto da Silva e Patinha Antão, com valores muito baixos.

No que toca aos três principais candidatos, Manuela Ferreira leite é considera a melhor adversária do primeiro-ministro, tanto no eleitorado que vota PS como no que vota PSD. Com Santana Lopes e Passos Coelho repete-se o mesmo comportamento: os sociais-democratas dizem ser Santana o segundo melhor para enfrentar Sócrates, os socialistas acreditam mais em Passos Coelho.

A uma semana das directas, a TVI quis ainda saber que perfil traça o eleitorado dos três candidatos mais fortes. Quanto a credibilidade, numa escala que vai de nenhuma, pouca, bastante ou muita credibilidade. Ferreira Leite é a única a quem a maior percentagem de entrevistados dá bastante credibilidade. Tanto a Santana Lopes como a Passos Coelho a maioria atribui-lhes pouca credibilidade.

Sobre o conhecimento dos problemas do país, a ex-ministra e o ex-primeiro-ministro tem pontuações positivas. Tanto a um como a outro é-lhes reconhecido bastante conhecimento enquanto sobre Passos Coelho a maioria diz ser pouco conhecedor dos problemas do país.

Já quando se pergunta quem tem mais capacidade para ser um bom primeiro-ministro, Ferreira Leite volta a liderar. É a única a quem é atribuída bastante capacidade. Aos outros dois candidatos a maioria atribui-lhes pouca capacidade para ficar à frente dos destinos país.

Só mesmo em simpatia Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho batem a adversária. A ambos é atribuída bastante simpatia ao passo que Manuela Ferreira Leite é considerada pouco simpática.

Ficha Técnica

Sondagem Intercampus para a TVI realizada entre os dias 16 e 20 de Maio de 2008, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa sobre temas da actualidade, nomeadamente a situação política nacional.

Universo constituído por indivíduos de ambos os sexos, com mais de 18 anos, residentes em Portugal continental.

A amostra é constituída por 603 entrevistas, sendo 51,9% dos entrevistados do sexo feminino, com recolha através de entrevista telefónica.

O erro de amostragem para um intervalo de confiança de 95% é de mais ou menos 3,99%.

Marçal Salazar disse...

Para consulta aqui fica um link para o mesmo inquérito.

http://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2008/05/crise-do-petrleo.html