terça-feira, 30 de setembro de 2008

Tratado de Lisboa

Na próxima sexta-feira, dia 3 de Outubro, a JSD Guimarães promove um debate sobre o Tratado de Lisboa. A iniciativa contará com Pacheco Pereira e Carlos Coelho como oradores e decorrerá no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG), na Rua da Rainha, pelas 21:30.

Aparece!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Comunicado

A Juventude Social Democrata vem publicamente questionar a actuação política da Junta de Freguesia de Brito, tendo em atenção os seguintes pontos:


1) No passado fim-de-semana decorreu em Brito uma iniciativa da JS Brito intitulada “Fim-de-Semana da Juventude”. Entre outros apoios, surgia a Junta de Freguesia de Brito como uma das entidades patrocinadoras do evento. Em carta entregue na Junta de Freguesia de Brito, a JSD questionou o Sr. Presidente da Junta de Brito sobre o tipo de apoios que a entidade a que preside deu à estrutura político partidária que organizou o evento. Na resposta o Sr. Presidente de Junta confirmou que o apoio em causa passou pela cedência da Carreira de Tiro;

2) A Junta de Freguesia de Brito deu já várias provas de desinteresse pelos jovens de Brito. Lembramos que teve que ser a JSD Brito a alertar o Sr. Presidente de Junta do estado de degradação em que se encontravam os parques infantis da Vila de Brito, que punham diariamente em causa a segurança dos jovens que os utilizavam. Até hoje poucas ou nenhumas alterações são visíveis;

3) Nunca o Sr. Presidente de Junta se dignou realizar um evento exclusivamente vocacionado para os jovens da Vila. Muito menos um Fim-de-Semana da Juventude. Ao apoiar a iniciativa da JS Brito, a Junta de Freguesia, por um lado, continua a não organizar actividades que são da sua competência para os jovens de Brito; por outro lado, ao abster-se de realizar eventos juvenis, a Junta de Freguesia abre espaço e ainda patrocina as actividades de propaganda político partidária da Juventude Socialista em Brito. Numa democracia moderna, este tipo de comportamentos são inaceitáveis;

4) A JSD Brito tem procurado elevar a actividade política na Vila de Brito com contributos pertinentes e importantes. Para além dos problemas nos parques infantis da Vila de Brito, também a qualidade da água nos locais de abastecimento público foi alvo da atenção da JSD Brito que alertou atempadamente para o problema. Recentemente a JSD Brito participou, como é dever de uma juventude político partidária responsável, na discussão pública do projecto de uma nova centralidade em Brito. Até hoje não houve qualquer tipo de resposta ou comentário às questões e considerações vertidas no documento enviado para a Junta de Freguesia.


A Comissão Política do Núcleo de Brito da Juventude Social Democrata.

Guimarães, 15 de Setembro de 2008

sábado, 13 de setembro de 2008

Competição

Artigo publicado no jornal Povo de Guimarães de 12 de Setembro de 2008. Coube a Alexandre Barros da Cunha, como presidente da JSD Guimarães, inaugurar a série de artigos que as várias juventudes partidárias da cidade publicarão nesse jornal.

Aos nossos jovens, falta-lhes competição. Competição consigo mesmos, para que possam ultrapassar os seus próprios limites, crescendo sempre.

Mas na verdade a culpa não é inteiramente do jovens. Na sua liberdade, escolhem os caminhos que preferem para a sua vida: quase sempre, os que lhes parecem mais fáceis de percorrer, raramente, aqueles que tem obstáculos.

Ao competir contra si mesmo, o jovem poderá potenciar as suas capacidades, descobrir novos caminhos, desenvolver novas capacidades dentro de si mesmo. Adquire vontade de se superar continuamente.

A Escola é fundamental na evolução dos jovens. Temos uma Escola que faz esforços vãos para procurar esta competição dentro de cada aluno. Esforços infrutíferos porque grassa a indisciplina na Escola, que mina as boas intenções; esforços vãos porque as condições oferecidas são, muitas vezes, insuficientes para levar a bom porto os projectos criados.

O Desporto Escolar seria uma excelente ferramenta para promover uma mentalidade competitiva nos jovens. A constante busca de melhores resultados no desporto fomentaria uma mentalidade diferente nos jovens, que cresceriam com vontade de serem melhores todos os dias. Transportando essa mentalidade para a formação de cada jovem, poderia, eventualmente, ajudar a criar jovens com vontade de melhor formação, com mais vontade para procurar e receber informação e, quem sabe, jovens que fossem, de facto, actores sociais e não apenas meros figurantes.

É necessário estimular uma competição saudável em cada jovem. É importante ajudar as novas gerações a definirem objectivos e a definirem também a forma de os atingir com sucesso. A Escola será fundamental se quisermos jovens com menos problemas no futuro.
O que hoje são problemas, amanhã poderão ser oportunidades para nova aprendizagem, para nova superação do indivíduo, seja ele jovem ou adulto. O que importa hoje é criar uma mentalidade nova. Uma mentalidade que permita a cada um encontrar dentro de si capacidades para enfrentar os obstáculos que irá encontrar ao longo da vida.

Nesse sentido a Escola é fundamental. Porque é a Escola que forma, em grande medida, os jovens.

As competências que a Escola der aos jovens, serão as suas ferramentas para encarar o futuro que os espera. Se temos uma Escola pouco exigente, que se contenta com passar toda a gente de ano, que não apresenta critérios de exigência para uma formação de excelência para todos os que querem aprender, então não teremos nunca jovens com vontade de crescer em conhecimento, não conseguiremos ter jovens interessados que procuram a informação, não teremos jovens capazes de intervir na sociedade. E aí teremos a nossa capacidade colectiva de decisão seriamente em risco…

Mas ainda que não se note, a falta de Família também traz problemas aos jovens. A Escola por si só não resolverá a questão da formação, do crescimento em conhecimento e da capacidade de competição de cada jovem. Uma Família atenta aos jovens será a base para que cada geração se desenvolva de forma sustentada. Hoje, a sociedade procura na Escola aquilo que não tem tempo para dar em casa. E esse é um papel que a Escola não tem que desempenhar. Ainda que o vá fazendo aqui e ali…

Por isso, é também urgente a necessidade de repensar um modelo social em que a atenção dispensada aos jovens pela Família é função das obrigações profissionais.
Não podendo a resposta ser dada apenas pela Família, as instituições que dirigem a sociedade devem ser as primeiras a dar respostas aos problemas.

Em Guimarães, a Câmara Municipal tem a obrigação de dar resposta à necessidade de criar novas metas para todos os jovens do concelho. Com excepção feita ao Parlamento Europeu dos Jovens, não se vislumbra nesta Câmara Municipal vontade de por os jovens vimaranenses a testarem as suas próprias capacidades, não há o convite a superarem-se a si mesmos, não há estímulo para a competição que todos precisam.

Para esta Câmara Municipal é mais importante que os jovens pensem e discutam a cidadania europeia do que o seu próprio concelho e as melhores formas de Guimarães se desenvolver! Só assim se percebe a teimosia do Executivo Municipal em não criar uma Assembleia Municipal de Juventude, que discuta Guimarães hoje e amanhã, a partir de uma perspectiva juvenil. A Assembleia Municipal de Juventude seria um mecanismo excelente para incentivar uma cidadania activa nos mais jovens! Seria um meio óptimo para que os jovens questionassem a realidade à sua volta, para que procurassem dentro de si respostas para as questões que todos colocam, para que crescessem em todos os sentidos.

Ainda que não tenhamos soluções milagrosas para os problemas dos jovens, trabalhamos par ser parte delas. É essa a nossa função enquanto jovens e enquanto políticos. E é isso que fazemos com gosto, pensando em Guimarães e em Portugal.


Próximo artigo: 2. EMPREGO

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Petição 24 de Junho: Ponto da Situação

Prossegue a recolha de assinaturas para a petição do 24 de Junho. A JSD Guimarães está a organizar a recolha por todo o concelho, não se restringindo às freguesias da cidade. Irão ser distribuídas até ao final de Setembro folhas da petição em todas as Juntas de Freguesia interessadas em colaborar, bem como em muitos locais de interesse como associações, museus ou outras instituições locais.

A petição pode já ser assinada na maioria dos bares e cafés do Centro Histórico da cidade.

Recorda-se que a petição foi lançada pela JSD Guimarães a 24 de Junho de 2008 e pretende que o dia da Batalha de S. Mamede, como Primeiro Dia Português, passe a ser comemorado a nível nacional. Conta com o Presidente da Câmara, António Magalhães, como primeiro subscritor.