domingo, 19 de abril de 2009

Apresentação da candidatura de Vítor Ferreira

Decorreu no sábado passado a apresentação da candidatura de Vítor Ferreira à Câmara Municipal de Guimarães, pelo PSD. O pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor foi pequeno para acolher todos os vimaranenses que ao evento quiseram assistir.

A apresentação começou com uma curta intervenção do Presidente do PSD Guimarães, seguindo-se a intervenção de Francisco Coelho Lima pela JSD. Depois foi a vez de Virgílio Costa, deputado à Assembleia da República e Presidente da distrital de Braga do PSD, que antecedeu a intervenção mais esperada da tarde, a de Vítor Ferreira. Num discurso bem estruturado, ficaram bem patentes as suas ideias para o concelho, e a alternativa que representa ao monolítico PS que lidera os destinos de Guimarães há vinte anos. O tema central da sua intervenção foram as questões sociais, que atingem proporções alarmantes no nosso concelho. Vítor Ferreira deixou claras as suas ideias de apoio aos desempregados do concelho e demais vimaranenses que vivem situações de dificuldade por estes dias.

O ordenamento do território foi outro ponto importante do seu discurso, deixando bem patente a importância que este tem para a nossa qualidade de vida e os erros da Autarquia nos últimos anos. Ferreira criticou a autorização da construção de enormes centros comerciais, demonstrando o impacto negativo que estes têm no comércio tradicional, aquele que realmente pode promover a qualidade de vida na cidade. Apontou também o dedo à construção do mercado municipal, única obra que Magalhães fez durante este mandato e que é muito contestada pelos vimaranenses. Voltou a pegar na ideia de uma Sociedade de Reabilitação Urbana, salientando a sua relevância para a cidade, que será Capital Europeia da Cultura dentro de três anos.

Vítor Ferreira acusou a Câmara de tentar municipalizar toda e qualquer actividade cultural que as associações e movimentos privados tentam fazer em Guimarães, sufocando-os com o peso da Autarquia. Sobre os jovens, defendeu uma formação de elevada qualidade para o nosso concelho, que se concretizaria através da criação de três escolas profissionais nas áreas da agricultura, robótica e indústria têxtil. Apontou as áreas da robótica, da informática e do têxtil de qualidade como sectores industriais com enorme potencial para a região que importa desenvolver.

Por fim, foi a vez de Pedro Aguiar Branco, vice-presidente do PSD nacional, discursar. Sem preparação prévia, num discurso fluído, elogiou a candidatura e teceu interessantes considerações acerca da política nacional.