sábado, 23 de abril de 2011

Conferência "Ser Social-Democrata" com José Manuel Fernandes


O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes deslocou-se a Guimarães, onde expôs a sua perspectiva europeísta numa conferência “Ser Social-Democrata”. A iniciativa, inserida num ciclo promovido pela JSD, decorreu na passada sexta-feira, 15 de Abril, na sede da ACIG.

Perante uma plateia de cerca de 50 pessoas, o antigo autarca de Vila Verde explicou a sua visão federalista e defendeu uma maior integração europeia, que, mais do que económica, deve ser política. “Ou há mais Europa ou isto pode desagregar. É preciso perceber qual a alternativa a mais Europa”, alternativa que, na sua opinião, não traz qualquer benefício aos cidadãos europeus. Sobre os nacionalismos que têm emergido em diversos Estados-Membros da União, afirmou ser “fácil criticar a Europa, que tem as costas largas, mas um dia ainda vamos pagar muito caro estas críticas”.

Para José Manuel Fernandes, um dos principais problemas actuais da União Europeia é a falta de lideranças. “Precisamos de líderes sem medo, que não governem de acordo com as sondagens. Precisamos urgentemente de começar a governar com a consciência de se estar a tomar as medidas certas, sem medo de hipotéticas consequências eleitorais.” O eurodeputado reafirmou a necessidade de uma maior solidariedade na Europa, não apenas entre Estados, mas também dentro dos próprios países, com o intuito de esbater as desigualdades existentes. Sublinhou, também, a importância da solidariedade intergeracional como uma marca fundamental dos social-democratas. Naquilo que concerne a questões de foro social, declarou “Eu atrevo-me a sonhar com uma Europa de direitos sociais mínimos”.

Sobre a situação portuguesa, o eurodeputado recuperou a frase do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, de que “há vida para além do défice”. “Pois há, a vida que nos trouxe ao momento de sufoco actual. Não controlar o défice e despesa públicos é hipotecar a geração futura, rompendo a solidariedade”, acrescentou. O parlamentar realçou a matriz reformista do PSD como essencial para o momento actual e destacou a importância de se voltar a pegar nas bandeiras da agricultura e da pesca, causas históricas do partido.

O Presidente da JSD Guimarães, Alexandre Barros da Cunha, salientou a importância destas conferências para formar e informar todos os cidadãos. Iniciativas como estas “são momentos fundamentais para aproximar os cidadãos dos actores políticos, promovendo a identificação de uns com outros e com as grandes questões que se nos colocam”, como o projecto europeu.

Sem comentários: