sábado, 6 de outubro de 2007

Intervenção na Assembleia Municipal

No passado dia 4 de Outubro realizou-se mais uma Assembleia Municipal. Nela interveio o presidente da JSD Guimarães, Alexandre Barros da Cunha, questionando a Câmara Municipal sobre as suas políticas de juventude.
Abaixo transcrevemos o discurso.
«Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães;
Excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e vereadores;
Excelentíssimos Srs. Deputados;
Estimados cidadãos aqui presentes,


No passado dia 12 de Agosto celebrou-se o Dia Internacional da Juventude. Em muitos municípios se assinalou esta data e bem.

Mas em Guimarães, não.

O Dia Internacional da Juventude, data consagrada pela Organização das Nações Unidas, tem como objectivos chamar a atenção para os problemas dos jovens nos nossos dias, promover o debate sobre a sua formação e sublinhar a importância dos jovens enquanto garante de desenvolvimento das sociedades.

É motivo de preocupação quando uma autarquia deixa passar em claro uma celebração desta importância. Principalmente, num concelho com tantos jovens como Guimarães. Tomara a muitos concelhos deste país, terem este potencial…

Lisboa, Coimbra, Sintra, Braga, Espinho, Elvas, Alcácer do Sal, um concelho no litoral alentejano com cerca de 14000 habitantes, são alguns dos bons exemplos onde esta data não foi esquecida. Com actividades tão distintas, que vão desde os workshops de fotografia e cinema, às paredes de escalada, passando por concertos, cursos de expressão artística, down hill urbano, de tudo um pouco se foi fazendo pelo país nesta data, num misto de formação e lazer, como prova do reconhecimento da importância dos jovens.

Mas em Guimarães, não.

A questão que colocamos é: porque passou esta data ao lado do calendário da Câmara Municipal de Guimarães?

Haverá, porventura, falta de espaços onde promover iniciativas no Dia Internacional da Juventude? Não nos parece.

Haverá, porventura, uma falta de jovens que justifique a inexistência de actividades nessa data? Com certeza que não.

Haverá falta de vontade política em olhar para a juventude? Talvez.

Quem tem responsabilidades sobre a juventude, na Câmara Municipal de Guimarães? Qual o vereador que responde por estas falhas clamorosas?

Bastará alguns minutos a analisar o organigrama da Câmara Municipal de Guimarães, para perceber que o Departamento de Juventude da autarquia se encontra esquecido pelo meio de outros tantos departamentos…

É urgente trazer as políticas de juventude para um patamar de importância política, que até hoje tem sido notoriamente negligenciado.

É fundamental que estas questões sejam encaradas de forma séria e estrutural para o futuro de Guimarães, pois é disso mesmo que estamos a falar.

Analisemos o panorama à nossa volta e facilmente constatamos que as Autarquias vizinhas, tal como na maior parte do pais, tem um vereador responsável directamente pelas questões de juventude.

Mais do que ter alguém responsável, essas autarquias apresentam iniciativas orientadas para a juventude, politicas com fins estratégicos que passam por dar a importância devida ao futuro dos seus concelhos!

Um exemplo prático: Cartão Jovem Municipal. Foi sugerido pela JSD em Março de 2004, com o objectivo de ter várias funções: passe social, cartão de descontos no comercio vimaranense, entre outras funções. Foi formalizado pela Câmara Municipal de Guimarães poucos meses depois, através da assinatura de protocolo com a MoviJovem. Este Cartão Jovem Municipal é hoje uma memória do passado. Nunca ninguém o viu ou utilizou.

Fica a pergunta: Onde está o Cartão Jovem Municipal?

A nossa sugestão é que o Dia Internacional da Juventude passe a constar do calendário da Câmara Municipal de Guimarães. Com vontade politica para tal, esta efeméride pode ter um papel muito importante na promoção de Guimarães, através dos jovens.

Permitam-me um exemplo prático: Coimbra, este ano, recebeu o 10º Encontro Europeu de Jovens Luso Descendentes, inserido, precisamente, nas comemorações do Dia Internacional da Juventude. Neste encontro participaram jovens de França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Espanha, Suiça, Inglaterra, Suécia e Bulgária.

Não seria esta uma óptima forma de divulgação de Guimarães Capital Europeia da Cultura…?


Sr. Presidente, Srs. Deputados,

A Câmara Municipal de Guimarães volta este ano a assinalar o Dia Mundial do Animal. As iniciativas da Autarquia neste capítulo irão prolongar-se até ao próximo domingo, com exposições de cães e gatos. Esta comemoração pretende chamar a atenção para o problema do abandono dos animais domésticos. Serão oferecidos kits de primeiras necessidades, um chip de identificação do animal, vales para vacinação e esterilizações gratuitas dos animais, a quem adoptar um.

Resta, assim, pedir à Câmara Municipal de Guimarães que, no mínimo, não trate a Juventude de Guimarães abaixo de cão.

Muito obrigado.»

Sem comentários: