segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Tomada de Posse

JSD acusa câmara socialista de pensamento “poeirento, velho e arrogante”


O Presidente da Juventude Social Democrata (JSD) de Guimarães, Alexandre Barros da Cunha, acusou o executivo socialista da Câmara Municipal de “pensamento poeirento, velho e arrogante” e de assumir posturas de “desprezo e alheadas” dos jovens.

O novo líder da JSD de Guimarães falava na tomada de posse dos órgãos da estrutura juvenil do PSD, realizada na passada sexta-feira na presença de mais de centena e meia de militantes e simpatizantes.

“A maioria socialista da Câmara despreza os jovens do concelho, agindo como se não existissem”, acusou Alexandre Barros da Cunha apontando como exemplos “a indefinição quanto ao vereador responsável pela juventude e a inexistência de uma verdadeira política de juventude da autarquia”. “Lanço um repto aos vimaranenses: encontrem na autarquia o gabinete do pelouro da Juventude”, desafiou o líder da JSD.

“Mesmo que formalmente o pelouro da juventude até esteja entregue a algum vereador socialista, alguém lhe conhece uma ideia, um projecto ou mesmo a preocupação de ouvir e sentir os problemas dos jovens ?”, questionou o líder da JSD.

Num discurso emotivo, Alexandre Barros da Cunha, fez um balanço positivo do trabalho da estrutura nos últimos dois anos, destacando as vitórias alcançadas, por exemplo, com a criação do Cartão Jovem Municipal. Aludindo ao “mutismo da autarquia socialista” em relação a várias propostas, o líder juvenil acusou a vereadora da cultura de uma “postura de arrogância e de falta de cultura democrática que destrói a vontade e o empenho de participação cívica”.

“A JSD tem enviado propostas mensais para a vereadora da cultura, tendo em vista a preparação da Capital Europeia da Cultura. Até hoje não tivemos uma resposta, um comentário, uma crítica que fosse. É esta postura de arrogância e de falta de cultura democrática da vereadora que destrói a vontade e o empenho em participar em projectos emblemáticos para Guimarães que não são da Dra. Francisca Abreu, mas de todos os vimaranenses. É contra uma autarquia liderada por um pensamento poeirento, velho e arrogante que nos batemos todos os dias”, concluiu.

A tomada de posse da JSD de Guimarães foi também o momento escolhido pela recém eleita Comissão Política Concelhia do PSD se dirigir aos militantes. O dirigente Carlos Vasconcelos elogiou o papel da JSD no concelho, afirmando que se lhe deve “muito do trabalho político positivo feito em Guimarães nos últimos anos”. “Não queremos uma JSD que seja um instrumento de mobilização, queremos antes uma Jota igual a si própria, que partilhe a definição de políticas do partido e do seu caminho, que seja capaz de o pôr a trabalhar.” O dirigente social-democrata elencou também os principais erros da Câmara Municipal de Guimarães, classificando “o actual mandato como o pior de António Magalhães até hoje”.

Aquando da tomada de posse e do jantar de confraternização, a JSD homenageou o militante Rui Armindo Freitas, seu antigo presidente, em sinal de reconhecimento pelo trabalho realizado por Guimarães e pelos jovens vimaranenses.

A iniciativa da JSD de Guimarães, realizada no Restaurante Oliveiras, contou com a presença do deputado Emídio Guerreiro, Carlos Reis (presidente da distrital de Braga da JSD), Vítor Ferreira, vários deputados municipais e presidentes de Junta.

Órgãos eleitos da JSD Guimarães:

Mesa do Plenário de Secção

Presidente: Rui Armindo Freitas
Vice Presidente: Francisca Almeida
Vice Presidente: Carlos Marques
Vogal: Vitor Sousa
Vogal: João Veiga


Comissão Política de Secção

Presidente: Alexandre Barros Cunha
Vice Presidente: Francisco Coelho Lima
Vice Presidente: Nuno Araújo
Vice Presidente: Tiago Laranjeiro
Secretário Geral: Frederico Gonçalves
Secretária Geral Adjunta: Joana Ribeiro
Vogal: Jorge Freitas
Vogal: Luís Vidal
Vogal: Elisabete Vieira
Vogal: Marçal Mendes
Vogal: Luísa Machado
Vogal: Diana Magalhães
Vogal: Carlos Mendes
Vogal: Tiago Lima
Vogal: José Miguel Silva
Vogal: Marta Alves
Vogal: Ivo Faria

Sem comentários: