domingo, 10 de outubro de 2010

Nota de imprensa - Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo

Nota de imprensa enviada na sequência da intervenção de Tiago Laranjeiro, vice-presidente da JSD Guimarães, na Assembleia Municipal de 1 de Outubro.

A JSD Guimarães propôs, na sessão da Assembleia Municipal da passada sexta-feira, a criação em Guimarães de um Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo. Na intervenção no período antes da ordem do dia, o deputado da JSD Tiago Laranjeiro salientou que “o objectivo é contribuir de forma activa e dinâmica para a instalação de novas actividades económicas no concelho, fomentando o espírito empresarial e de auto-emprego, permitindo também potenciar a criação de postos de trabalho e de riqueza na região”.

O deputado explicou que o Gabinete consiste num espaço com serviços especializados em dar resposta às dificuldades que os cidadãos possam ter na concretização de projectos empresariais. “É na fase de nascimento e implementação das empresas que o empreendedor experimenta mais desafios, sendo muitas vezes necessário um apoio para que as oportunidades de negócio aconteçam”, reforçou.

Este serviço indicaria ao empreendedor os possíveis caminhos que teria para realizar o seu projecto empresarial, desde a fase de concepção do projecto, passando pelo planeamento, até à sua instalação e acompanhamento no crescimento. Um outro aspecto relevante da proposta é a criação de uma rede de parcerias com instituições “que possam ter um papel activo na criação e implementação de negócios, dos institutos públicos (IAPMEI, IEFP, etc.), da banca a consultoras, da Universidade à ADDICT, de gabinetes de arquitectura e engenharia a clubes de ‘business angels’”.

Tiago Laranjeiro reconheceu que a Câmara já tem projectos, no terreno ou planeados, que actuam no apoio ao empreendedorismo, mas reforça a relevância da proposta por ser “complementar a estas valências, sendo também um agregador das diversas funções que estes serviços desempenham”. “Este Gabinete dispõe de respostas específicas para cada sector de actividade das empresas nascentes, quer se trate de uma empresa tecnológica, das indústrias criativas, do turismo, um projecto de empreendedorismo social ou de uma actividade industrial ou comercial mais tradicional”, prossegue.

A proposta da JSD segue o modelo do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo que existe no Porto, uma iniciativa criada no âmbito da Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo, que num ano de actividade já prestou apoio a 75 projectos empresariais.

Guimarães, 1 de Outubro de 2010.

Sem comentários: