quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nota de imprensa - Pavilhão de Lordelo

O Pavilhão Municipal de Lordelo é uma infra-estrutura destinada à prática de desporto e, como tal, as suas condições para o efeito não podem ser negligenciadas. No entanto isso não se verifica, uma vez que o pavimento se encontra em muito mau estado.

Este caso reveste-se de especial importância, pois sendo o pavilhão destinado à utilização por diversos escalões etários, este não proporciona as condições adequadas para a prática desportiva, pondo em causa a integridade física dos seus utilizadores. Este facto tem maior importância se atendermos a que também muitas crianças de Lordelo e das Freguesias vizinhas o utilizam para a prática de várias modalidades.

A ocorrência verificada neste Pavilhão vem reforçar a nossa opinião de que a gestão dos equipamentos desportivos não deve estar a cargo unicamente de uma entidade camarária (Tempo Livre). Uma gestão partilhada deste espaços comunitários com o poder local, traria outro acompanhamento. As próprias associações desportivas que deles fazem uso deveriam ter um papel mais activo, conjuntamente com a Tempo Livre e com as Juntas de Freguesia, pois estas são as mais interessadas em usufruir de equipamentos em bom estado de conservação e daí poderiam tornar-se parceiros importantes na consciencialização para uma utilização equilibrada do espaço.

Uma gestão partilhada entre a Autarquia e as entidades locais, para além de optimizar o acompanhamento das condições, seria também um catalisador destes espaços, capaz de os dinamizar e sublinhando a maior valia para as populações que deles usufruem.

Sabemos que estão previstas obras de melhoramento para alguns Pavilhões Municipais entre os quais o de Lordelo. No entanto a demora destas intervenções levando a tal estado de degradação fazem-nos ponderar as razões por trás desta de tanta demora.

A verdade é que a nova época desportiva já se iniciou no mês de Setembro e aqueles que alugam os Pavilhões Municipais, caso encontrem equipamentos como o de Lordelo, põe em risco a sua integridade física. Mais preocupante é o facto de haver crianças e jovens a utilizarem pavilhões em condições deficientes para a prática desportiva. Esta situação não poderá passar ao lado dos responsáveis pelo desporto da Câmara Municipal de Guimarães.

A JSD lamenta o facto de a degradação do Pavilhão Municipal de Lordelo ter chegado ao ponto a que chegou, sem intervenção por parte dos responsáveis pelo equipamento. Desejamos que a manutenção dos Pavilhões Municipais que se encontram em mau estado para a prática desportiva, como é o caso de Lordelo, seja breve e que tenha resultado visível.

Nota de imprensa da Comissão Política de Secção da JSD Guimarães.

Sem comentários: