quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Comunicado sobre a III edição do Parlamento Jovem Europeu

Decorrerá esta quinta-feira a primeira fase do Parlamento Jovem Europeu, onde os jovens das escolas secundárias e profissionais de Guimarães terão oportunidade de apresentar os seus projectos no âmbito do tema escolhido: Gastronomia.

Será um momento de debate que proporcionará a oportunidade de sentir a actividade cívica num sentido diferente. Os participantes experimentarão a capacidade de debater e decidir acerca de questões relacionadas com a gastronomia.

Não existindo em Guimarães um Parlamento Jovem de Guimarães, por clara falta de vontade política da Câmara Municipal, este é o evento mais próximo de um verdadeiro Parlamento. Por isso, esta simulação de ambiente parlamentar é importante num contexto de estímulo à participação cívica activa. É, portanto, uma iniciativa que merece o apoio da JSD Guimarães.

Embora continuemos a defender que é igualmente importante a instalação de um Parlamento Jovem de Guimarães, consideramos louvável esta iniciativa em parceria com as cidades com quem temos protocolo de geminação. Consideramos importante discutir temáticas de âmbito europeu, mais genérico e abrangente, e a consequente partilha de experiências promovida pelo intercâmbio.

Estas mesmas razões justificam o facto de continuar a ser incompreensível, para a JSD Guimarães, como não se promove uma iniciativa paralela sobre as questões locais. Seria um momento de debate e reflexão cívica sobre questões ligadas ao concelho de Guimarães, promoveria o intercâmbio entre jovens vimaranenses e contaria com um contributo mais efectivo pela proximidade entre as temáticas e a realidade envolvente dos jovens participantes.

Ainda que seja compreensível a temática escolhida para a edição deste ano, em virtude de ser uma temática que pode reflectir as diferentes realidades entre as cidades participantes, acresce ainda o facto de a gastronomia, enquanto traço cultural de uma região, se enquadrar perfeitamente na preparação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Apesar de ser uma temática aceitável no cenário exposto, para a JSD Guimarães, esta temática subestima a capacidade de pensamento político dos nossos jovens, uma vez que não incentiva uma reflexão aprofundada sobre questões relacionadas com a participação cívica activa. Numa altura em que tanto se discute a qualidade da participação e da intervenção política, este não será, certamente, o debate que mais explorará as capacidades dos jovens participantes.

Citando informação disponível no site oficial da Câmara Municipal de Guimarães, “O Parlamento Jovem Europeu (PJE) é um fórum de intercâmbio de jovens dos Municípios de Igualada (Espanha), Tacoronte (Espanha), Kaiserslautern (Alemanha), Compiègne (França) e Guimarães (Portugal)” que “tem como objectivos fundamentais (…) debater questões da actualidade na União Europeia e no mundo em geral, através da apresentação de trabalhos elaborados por jovens a frequentar o ensino secundário.”.
Num momento em que o Mundo atravessa um momento marcante ao nível económico-financeiro e ao nível do equilíbrio geopolítico, nomeadamente no Norte de África, é questionável a assertividade da temática escolhida para a III Edição do Parlamento Jovem Europeu.

Mais estranho será, à luz dos objectivos a que esse Parlamento se propõe, uma vez que não é compreensível em que medida a Gastronomia é uma “questão da actualidade na União Europeia e no mundo em geral”.

Outra questão que merece ser esclarecida é o facto de a rotatividade na organização do evento não estar a ser cumprida.

No momento em que todos os parceiros fundaram o Parlamento Jovem Europeu, ficou definida a rotatividade do evento por todos os municípios participantes. Até hoje apenas Guimarães acolheu e suportou a realização do evento, o que nos leva a questionar as razões desse incumprimento, já que prejudica a essência do Parlamento Jovem Europeu.

Assim, a JSD Guimarães procurará junto dos responsáveis autárquicos esclarecimentos, para que se assegure o sucesso desta iniciativa dentro dos princípios que lhe deram origem.

1 comentário:

Placador disse...

hostereal.blogspot.com