terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Comunicado sobre a reeleição de Cavaco Silva como Presidente da República

Nos últimos 5 anos, o Presidente Cavaco Silva foi um Presidente atento à Juventude, promovendo roteiros nacionais e preocupado, nomeadamente, com o afastamento dos jovens da política. No seu discurso de vitória, dedicou a vitória aos jovens portugueses, a quem dirigiu palavras de incentivo, desafiando-os a serem exigentes nas suas escolhas e activos participantes da Democracia.

No entanto, na tarde de domingo, jovens e menos jovens viram a sua participação democrática ser dificultada. As filas extensas de eleitores munidos de cartões de cidadão, sem conhecimento dos novos números de recenseamento e respectivo local de voto, repetiram-se em todo o país. Muitos não puderam votar. Esta situação em muito contribuiu para a elevada taxa de abstenção. De facto, o problema descrito afectou uma grande parte dos jovens que exerceram pela 1.ª vez o seu direito de voto. Direito este que não foi respeitado pelo sistema democrático e que merece uma crítica veemente por tudo o que representa para o Estado de Direito.

Apesar da ténue tentativa de utilizar os números da abstenção para diminuir a legitimidade formal da reeleição, o Presidente Cavaco Silva foi reeleito pela maioria dos portugueses. Prova disso mesmo é a vitória esmagadora no contexto nacional: foi o mais votado em todos os Distritos e Regiões Autónomas.
No rescaldo a que temos assistido nos últimos dias, sobram as referências ao discurso de vitória. O Partido Socialista que ao apoiar Manuel Alegre pactuou com uma campanha de violentos ataques pessoais do reeleito Presidente da República, vem agora queixar-se da dureza das palavras de quem foi alvo de uma tentativa de assassinato de carácter. Em democracia o poder vem do Povo e o Povo voltou a confiar o seu poder ao Prof. Cavaco Silva por acreditar que será este Presidente da República o único capaz de compreender e agir em conformidade com a vontade dos cidadãos.

No que respeita à análise concelhia, Cavaco Silva obteve a maioria dos votos em 68 das 69 Freguesias que compõem o Concelho. Comparativamente com a média nacional, as Freguesias de Guimarães apuraram baixas taxas de abstenção. Caso particular, foi o verificado na Freguesia de Vermil que obteve a menor taxa de abstenção do Concelho (33,09%). Para tal facto, muito contribuiu a disponibilização de informação eleitoral nas redes sociais. Os jovens são frequentadores assíduos das redes sociais e nada mais eficaz e objectivo do que lhes disponibilizar informação de recenseamento através destas plataformas. Com efeito, a taxa de abstenção apurada no eleitorado jovem daquela Freguesia que votou pela 1.ª vez foi de apenas 5%. Constitui, pela participação, uma prática que merece distinção e uma saudação especial.

A JSD Guimarães congratula-se com a reeleição do Prof. Cavaco Silva como Chefe de Estado e mais alto representante de todos os Portugueses.

Sem comentários: