segunda-feira, 17 de maio de 2004

XXV Congresso do PSD

No próximo fim de semana realiza-se em Oliveira de Azeméis o XXV Congresso do Partido Social Democrata, agora que completou 30 anos no passado dia 6 de Maio.
Este Congresso, momento alto entre os militantes do partido, e do qual sou um dos 750 Delegados eleitos, realiza-se num momento fundamental para o país: a cerca de 3 semanas das Eleições Europeias, prestes a iniciar-se o Euro2004 e numa fase governativa fundamental, onde se está a realizar a transição entre as reformas efectuadas nestes dois anos de governação para uma fase de recolha dos frutos dessas reformas. E este, porque é electivo, ainda é um pouco mais especial, já que dele sairá uma nova Comissão Política Nacional e um novo elenco no Conselho Nacional, órgão máximo do PSD entre Congressos.
As minhas expectativas são então as seguintes:
* discussão da questão europeia, com especial enfoque na questão da Constituição Europeia e do recente alargamento;
* discussão dos resultados destes dois anos de governação como forma de alavancar os próximos dois anos finais;
* a não discussão da questão presidencial, isto é e sendo claro, espero que os "santanistas" não venham a terreiro colocar a questão novamente e desviar as atenções do fundamental com questões acessórias, que só aproveitam à oposição, pois este não é ainda o timing para esta questão;
* o fazer passar a mensagem contida nalgumas moções sectoriais, nomeadamente as de Braga, Aveiro e Loures, com as quais me identifico e subscrevi.

Mas do ponto de vista meramente partidário, espero que a secção de Guimarães veja reforçado o seu peso e os seus méritos. Isso passa não só pela manutenção dos lugares que tem actualmente (dois conselheiros nacionais e um vogal na CPN, se bem que tal não signifique que obrigatoriamente tenham de ser os mesmos militantes, até porque um deles nem sequer vai participar no Congresso) como também pelo reforço do seu peso com outros militantes noutros lugares. É evidente que isto é o meu desejo pessoal que poderá não ser concretizado, uma vez que os lugares são em muito menor número do que os candidatos/interessados neles, e se por vezes as negociações de bastidores correm bem, outras vezes correm mal... E isto é sempre como os presentes: até abrirmos, nunca sabemos bem o que está lá dentro!

Para já, a presença dos membros deste blog no XXV Congresso do PSD é excelente: dos 10 autores, pelo menos 5 são congressistas... Assim, outro objectivo engraçado é que no próximo Congresso se realize o pleno... Impossível? Nunca se sabe o dia de amanha...

Agora, é só esperar pelo dia 21 e encontramo-nos em Oliveira de Azeméis.

Sem comentários: