segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Agenda Paralela

Exma.ª Sr.ª Vereadora,

Vimos por este meio apresentar mais uma sugestão que possa ter alguma utilidade no caminho da preparação de Guimarães enquanto Capital Europeia da Cultura em 2012. Por aquilo que se vai sabendo da CEC, já se percebeu que será um evento com as montras viradas para toda a Europa e não centralizado no panorama nacional. Muito menos ainda vocacionado para o plano regional.

Ainda que se perceba o objectivo de fazer de Guimarães, enquanto Capital Europeia da Cultura em 2012, um expositor daquela que é a actividade cultural por essa Europa fora, é importante não deixar de atender às expectativas daqueles que também produzem cultura a nível concelhio e regional. Também esses esperam ter uma oportunidade de mostrar ao Mundo o seu trabalho.
A Agenda Cultural para o ano de 2012 em Guimarães será muito preenchida. Espera-se um evento como nunca esta cidade tenha visto, com artistas de diversas artes, de variadas partes do Mundo e com exibições de arte como nunca ou raramente se tenha visto. Apesar de depender muito do financiamento disponível, uma Agenda Cultural existirá sempre. Com mais ou menos espectáculos, com mais ou menos artistas, com maior ou menor qualidade, a Agenda Cultural será o grande cartaz de Guimarães para um ano inteiro, onde assumiremos um papel totalmente novo para esta terra e para as nossas gentes.

A Agenda Cultural é algo de inquestionável, no que toca à sua concretização. Por isso propomos que se pense na possibilidade de criar uma Agenda Paralela à CEC 2012.

O objectivo da Agenda Paralela é criar um evento satélite ao evento principal que proporcione um palco a outro tipo de actividade cultural, nomeadamente a actividades culturais mais locais e regionais.

Até aos dias de hoje, muita da nossa tradição cultural tem sobrevivido graças ao esforço de comunidades que trabalham persistentemente e com uma abnegação admirável em prol da continuação dessas tradições. Facilmente nos recordamos dos ranchos folclóricos que existem em abundância pelo país, mas temos também quem seja especialista em realizar fabulosos trabalhos artesanais e muitas outras actividades que, não se inserindo no objectivo da agenda cultural principal, teriam também a sua oportunidade de se mostrar ao Mundo.

Uma Agenda Paralela que promovesse periodicamente durante o ano de 2012 um outro tipo de cultura, mais regional, que não se mostra tanto ao Mundo, mas que também tem expectativas quanto à realização da Capital Europeia da Cultura. A Agenda Paralela não será, nunca, na nossa forma de ver, um obstáculo aos eventos principais. Quem visitar Guimarães pela CEC não deixará de assistir aos eventos da Agenda Principal para assistir a eventos da Agenda Paralela!… No entanto, o simples facto de permitir que durante um fim de semana por mês, por exemplo, durante os 12 meses da CEC haja uma montra daquilo que se vai fazendo na região e até mesmo no país, será um ponto positivo a mais para uma Capital Europeia da Cultura que não perdendo o seu traço inovador, cosmopolita e europeu, demonstrará uma preocupação pelo que se faz em menor escala que atingirá, com certeza, as expectativas de todos.

Ao darmos palco a outro tipo de actividades culturais estaremos a promover a cultura de uma forma aberta. Tendo em consideração os critérios para a Agenda Principal, facilmente se percebe da dificuldade que teria enquadrar uma série de actividades na mesma. Por isso mesmo esperamos que esta Agenda Paralela possa ser uma solução para outro tipo de mostra cultural, aproveitando essa enorme montra que será Guimarães, Capital Europeia da Cultural em 2012.

Sem comentários: