segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Feira Cultural

Exma.ª Sr.ª Vereadora,

Depois da apresentação oficial da candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura em 2012, é tempo de acelerar processos que conduzam ao sucesso total de um dos mais importantes eventos ocorridos em Guimarães.

Guimarães enquanto Capital Europeia da Cultura será uma oportunidade excelente para deixar alicerces para um futuro diferente no município e na região. Muito mais importante que as obras que se possam realizar tendo em vista o ano de 2012, a construção de uma nova identidade cultural em Guimarães é, para a Juventude Social Democrata, aquilo ambicionamos.

É certo que o desenvolvimento humano passa também pela vertente cultural. Do pouco que se vai sabendo, sobre o que está a ser planeado para o evento, consta que o orçamento terá um componente especial de aposta genérica em “formação”.

Para a JSD Guimarães a aposta em formação não deve ser apenas do espaço temporal até 2013, fim da Capital Europeia da Cultura. O conceito “formação” deve criar até 2012 as bases que permitam, após o evento, consolidar o desenvolvimento cultural em Guimarães. Do nosso ponto de vista, é importante que o investimento que se irá realizar permita semear um pólo cultural fora de Lisboa e Porto, com uma forte componente de formação artística.

Por isso é importante apostar nos mais novos. Novas gerações de cidadãos que serão mais ricos se tiverem um vasto leque de opções culturais e melhor formação. Criar a vontade de conhecer mundos novos e despertar desde muito cedo a curiosidade pela arte.

Nesse sentido será fundamental que se criem sinergias. Juntar os agentes culturais que trabalham já há algum tempo no campo da formação artística, para que seja possível convergir no objectivo de fundar um novo espírito cultural em Guimarães, que permita abraçar um público mais amplo.

Porque não aproveitar eventos de renome nacional e internacional como o Guimarães Jazz, por exemplo, para assentar novas metas culturais para Guimarães?

Por considerarmos que a CEC poderá ser um ponto de viragem para o município, a JSD quer ser parte das soluções para esse desígnio colectivo.
Assim, apresentaremos mensalmente propostas de cariz cultural, concretas e viradas para o futuro, tendo em vista a formação de uma mentalidade e gosto pela cultura nos mais jovens.

Sugerimos pois, a realização de uma Feira Cultural. Um evento que seja um misto de Feira do Livro e Feira da Música.

Uma Feira Cultural com múltiplas vertentes: por um lado, promovendo a literatura e hábitos de leitura; por outro, apostando na musica como veiculo de cultura. Uma Feira Cultural que crie condições para uma efectiva aproximação da população à cultura, com workshops e mostras de cultura produzida em Guimarães e não só. Uma Feira Cultural com parceiros importantes para se afirmar na agenda cultural nacional, não apenas pelas editoras literárias ou musicais presentes, mas também pela componente artística complementar e paralela ao evento, com espectáculos de bailado e teatro, por exemplo.

A participação dos jovens do concelho é também muito importante. Projectos de voluntariado para a Feira Cultural que permitam aos jovens sentirem-se parte do processo de implementação da Capital Europeia da Cultura em Guimarães, seria uma das formas de atrair os jovens vimaranenses. As escolas do concelho poderão ser parceiros particularmente importantes, uma vez que serão um canal de promoção do evento em si, nas comunidades em que estão inseridas.

A Feira Cultural deve procurar uma dimensão regional e não apenas municipal. Nesse sentido e tendo em conta o princípio de formação cultural, seria também importante que as escolas da região, nomeadamente dos concelhos vizinhos, de forma particular Famalicão, Barcelos e Braga, fossem convidadas a visitar o evento, tomando também parte na Feira Cultural.

É com propostas responsáveis e positivas que continuaremos a mostrar que é possível, através da participação política, contribuir positivamente para ajudar a encontrar as melhores soluções para todos nós, tendo em vista a afirmação dos interesses de Guimarães.

Sem comentários: