segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

As Propostas Culturais: 6 Propostas Depois...

Esta tarde a Comissão Política da JSD Guimarães deu uma conferência de imprensa sobre as propostas culturais que tem vindo a apresentar à Câmara Municipal de Guimarães. De seguida apresenta-se a nota de imprensa enviada à comunicação social.


Assunto: Propostas para a preparação de Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012

Ao fim de seis propostas para a preparação de Guimarães para a Capital Europeia da Cultura 2012, a JSD Guimarães continua sem qualquer resposta da Autarquia. Desde Maio de 2008 que esta organização de juventude tem vindo a enviar à Câmara Municipal. “Continuamos a aguardar qualquer tipo de reacção por parte da Autarquia. Esperamos que este silêncio traduza apenas esquecimento e não outro sentimento”, afirmou Alexandre Barros da Cunha.

“A nossa intenção com estas propostas é de contribuir para a preparação desse evento único na história de Guimarães, que a projectará internacionalmente numa escala nunca antes vista. O mediatismo fácil não faz parte da nossa forma de estar em política”, concluiu o presidente da JSD. Em conferência de imprensa no dia 23 de Fevereiro, os jovens vimaranenses tornaram públicas as seis propostas que fizeram.

A JSD Guimarães continuará a enviar novas sugestões à Câmara até completar um ano de propostas.

Feira Cultural
Uma feira de produtos culturais com um modelo fora do convencional, que não se limite à simples feira do livro, mas inclua também música e outros

Concurso de Artes
Um concurso de artes plásticas direccionado em especial para os jovens vimaranenses, por escalões, e com um júri consagrado.

Feira Medieval
A reformulação da Feira Joanina, condizente com a grandiosidade do Centro Histórico da cidade, que se prolongue por vários dias e divulgue o rico património arquitectónico medieval de Guimarães.

Feira de Artesanato
Realização de uma feira de artesanato de grandes dimensões, que projecte a produção artesanal da região e do país a nível internacional.

Sediação da Orquestra do Norte em Guimarães
A JSD propõe que a Orquestra do Norte estabeleça sede nas instalações do Centro Cultural Vila-Flor, possibilitando a criação e produção cultural em Guimarães, bem como potenciando a formação de novos públicos.

Agenda Paralela para a Capital Europeia da Cultura
Criação de uma Agenda Paralela para 2012, que permita a divulgação da produção artística local e regional durante a Capital Europeia da Cultura, em eventos paralelos aos da Agenda Principal.

Sem comentários: